Pesquisadores da UFRJ respondem a esse e outros questionamentos em evento aberto para imprensa, comunidade universitária e sociedade no dia 11/1 às 14h.
Onde
Presencial: Inovateca (rua Aloísio Teixeira, 564 – Cidade Universitária)
Online: Zoom
Quando
Dia 11/1 às 14h
Objetivo do evento
Discutir os desafios econômicos que o Brasil deve enfrentar a partir de 2023.
Confira os temas que serão abordados:
- PEC da Transição;
- Desafios econômicos para o Brasil;
- A agenda da produtividade;
- Política monetária;
- Taxa de juros;
- Riscos inflacionários;
- Estabilidade macroeconômica;
- Dívida pública; e
- Ambiente econômico internacional.
Sobre o evento
A Superintendência-Geral de Comunicação Social (SGCOM) promoverá, em 11/1, o evento Fala! Minerva: Rumos para a Economia do Brasil. Será realizado na Inovateca (rua Aloísio Teixeira, 564 – Cidade Universitária), a partir das 14h. O encontro é aberto à imprensa, comunidade universitária e sociedade interessada no tema.
O evento contará com três economistas que fazem parte do Grupo de Conjuntura Econômica, do Instituto de Economia (IE-UFRJ): Francisco Eduardo Pires de Souza, Margarida Gutierrez e Antonio Luis Licha. A reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, abre o evento.
Os docentes tratarão temas como a PEC da Transição, desafios econômicos para o Brasil, a agenda da produtividade, política monetária, taxa de juros, riscos inflacionários, estabilidade macroeconômica, dívida pública e ambiente econômico internacional.
O Grupo de Conjuntura Econômica tem realizado lives no seu canal no YouTube com análises do quadro econômico neste momento de transição governamental.
O evento poderá contar com uma plateia de até 75 pessoas no local, além de 400 vagas para acompanhar as palestras de forma remota via Zoom. As inscrições devem ser feitas pelo Sympla de forma gratuita.
Francisco Eduardo Pires de Souza
Coordenador do Grupo de Conjuntura Econômica, professor adjunto do IE-UFRJ e é especialista em economia monetária e desenvolvimento econômico.
Margarida Gutierrez
Doutora em Economia pela UFRJ e professora adjunta do COPPEAD/UFRJ na área de finanças e controle. Sua linha de pesquisa está concentrada no estudo da macroeconomia brasileira, em seus aspectos conjunturais e prospectivos.
Antonio Luis Licha
Professor adjunto do IE-UFRJ na área de macroeconomia e sua linha de pesquisa é dedicada à política monetária e fiscal. Possui experiência na área de economia industrial.