Perguntas Frequentes

 

 

 

SOBRE A UFRJ                          

 

A Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ é uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, pessoa jurídica de direito público, estruturada na forma de autarquia de natureza especial, dotada de autonomia didático-científica, administrativa, disciplinar e de gestão financeira e patrimonial e vinculada ao Ministério da Educação/MEC com sede na cidade do Rio de Janeiro, situada na Av. Pedro Calmon, 550 – prédio da Reitoria, 2º andar, Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ – CEP 21941-901, CNPJ nº 33.663.683/0001-16. Foi criada pelo Decreto nº 14.343, de 7 de setembro de 1920, com o nome de Universidade do Rio de Janeiro, reorganizada pela Lei n.º 452, de 5 de julho de 1937, sob o nome de Universidade do Brasil, à qual foi outorgada autonomia pelo Decreto-lei n.º 8.393, de 17 de dezembro de 1945, passando a denominar-se Universidade Federal do Rio de Janeiro, pela Lei n.º 4.831, de 5 de novembro de 1965, atualmente constituída de acordo com o Plano de Reestruturação aprovado pelo Decreto n.º 60.455-A, de 13 de março de 1967. O Estatuto e o Regimento Geral da UFRJ estão publicados no seguinte endereço eletrônico: www.consuni.ufrj.br/index.php/legislacao.

Órgãos Colegiados Superiores da UFRJ:  (voltar)
Conselho Universitário (CONSUNI)  www.consuni.ufrj.br
Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE) www.csce.ufrj.br
Conselho de Curadores conselhodecuradores.ufrj.br
Conselho de Ensino de Graduação (CEG) www.pr1.ufrj.br/index.php/conselho-de-ensino-de-graduao-mainmenu-148
Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) www.pr2.ufrj.br/cepg

Órgãos de Direção Superior da UFRJ:
Reitoria (reitor e vice-reitor) www.ufrj.br/reitoria

Pró-Reitorias  (voltar)
Graduação / www.pr1.ufrj.br
Pós-Graduação e Pesquisa / www.pr2.ufrj.br
Planejamento, Desenvolvimento e Finanças / www.pr3.ufrj.br
Pessoal / www.pr4.ufrj.br
Extensão / www.pr5.ufrj.br
Gestão e Governança / www.pr6.ufrj.br

A UFRJ conta ainda com 6 Decanatos e um Fórum de Ciência e Cultura:  (voltar)
Centro de Letras e Artes (CLA) / www.cla.ufrj.br
Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) / www.ccje.ufrj.br
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) / www.cfch.ufrj.br
Centro de Ciências da Saúde (CCS) / www.ccs.ufrj.br
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) / www.ccmn.ufrj.br
Centro de Tecnologia (CT) / www.ct.ufrj.br
Fórum de Ciência e Cultura (FCC) / www.forum.ufrj.br

Fazem parte também da estrutura administrativa da UFRJ:  (voltar)

Prefeitura UFRJ / www.prefeitura.ufrj.br

Escritório Técnico da Universidade / www.etu.ufrj.br
Os diversos Institutos, Escolas, Faculdades, Núcleos e Órgãos Suplementares, além dos Hospitais, responsáveis pelas atividades de ensino, pesquisa, assistência e extensão estão distribuídos pelos Centros acima mencionados e a relação destas Unidades pode ser consultada na página www.ufrj.br/unidades-academicas.

Fundações de apoio à UFRJ  (voltar)

Fundação Universitária José Bonifácio
O Estatuto da UFRJ – aprovado em 6 de maio de 1970 – em seu artigo 123 § 2º, autorizou a universidade “a instituir fundação destinada à exploração econômica dos bens disponíveis do seu patrimônio, a fim de promover e subsidiar, com os rendimentos auferidos, programas de desenvolvimento do ensino e da pesquisa”.
Além da UFRJ, outros instituidores contribuíram para o patrimônio inicial da FUJB, são eles: Petrobras, Eletrobrás, Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, Grupo Caemi, Cia Progresso Industrial do Brasil, Refinaria de Petróleo de Manguinhos e Cia. Docas S/A. Todos eles aprovaram o Estatuto da FUJB, que já fora homologado pelo Conselho Universitário da UFRJ, na sessão de 26 de setembro de 1974.
Em 17 de dezembro de 1975, nascia a Fundação Universitária José Bonifácio, com a atual missão de “promover e subsidiar programas de desenvolvimento do ensino, da pesquisa, da cultura, da ciência, da tecnologia, das letras, das artes, dos desportos e da ecologia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, bem como acompanhar a consecução dos objetivos estabelecidos nesses programas”, de acordo com o artigo 4º do seu Estatuto. / www.fujb.ufrj.br

Fundação COPPETEC  (voltar)
A Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos - COPPETEC é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, destinada a apoiar a realização de projetos de desenvolvimento tecnológico, de pesquisa, de ensino e de extensão, da COPPE - www.coppe.ufrj.br e demais unidades da UFRJ. A Fundação foi criada, em 12 de março de 1993, a partir de um departamento da COPPE, originalmente chamado de COPPETEC, instituída em 1970. Seu público é composto por órgãos governamentais, privados, entidades multilaterais e empresas privadas nacionais e estrangeiras.
A missão da Fundação COPPETEC é atender com qualidade na gestão de seus projetos de pesquisa e desenvolvimento, capacitação e formação de recursos humanos, bem como no apoio a contratos e convênios de desenvolvimento e fornecimento de serviços técnicos especializados. / www.coppetec.coppe.ufrj.br

 

 

 

INGRESSO NA UFRJ                                 (voltar)

Aos Cursos de Graduação  (voltar)
O Conselho Universitário da UFRJ, em sessão de 26 de abril de 2012, decidiu que o ingresso para a UFRJ (2013 e 2014) se dará, exclusivamente, pela prova do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e o Sistema de Seleção Unificado (SiSU) para o ingresso nos cursos de graduação da UFRJ, preservado o procedimento da etapa de Teste de Habilitação Específica (THE) para os cursos específicos que o utilizam.
A Resolução nº 08/2012 sobre o assunto pode ser consultada na seguinte página eletrônica www.consuni.ufrj.br/images/Resolucoes/Res08-12.pdf

Transferência Externa  (voltar)
Poderão candidatar-se à transferência externa os alunos regularmente matriculados em cursos de graduação no Brasil (inscritos em disciplinas ou com matrícula trancada), em outras instituições de ensino superior, reconhecidas pelos órgãos competentes (inciso II, do Art. 44 da LDB).
Antes do início de cada semestre a Universidade publica um Edital em que define o número de vagas e o tipo de seleção. Este Edital é publicado na página www.acessograduacao.ufrj.br

Isenção de Vestibular  (voltar)
É permitida a matrícula com isenção de concurso de acesso, na Universidade, aos graduados em curso superior de estabelecimentos autorizados pelo MEC e dos concludentes de curso fundamental das academias e escolas militares, consideradas de nível superior, com isenção de vestibular, desde que haja vaga.
Antes do início de cada semestre a Universidade publica um Edital no qual está definido o número de vagas e o tipo de seleção. Este Edital é publicado na página www.acessograduacao.ufrj.br

Mudança de Curso e Mudança de Campus/Polo  (voltar)
Poderão candidatar-se à Mudança de Curso e à Mudança de Campus/Polo, no mesmo curso presencial, os alunos regularmente matriculados (inscritos em disciplinas ou com matrícula trancada dentro dos prazos regimentais) no segundo semestre do ano anterior, que tenham cursado em equivalência de conteúdo um mínimo de 12 créditos do curso pleiteado e que satisfaçam às demais condições do Edital. O Edital é publicado na página eletrônica www.acessograduacao.ufrj.br

Transferência ex-officio  (voltar)
As Transferências Ex-officio são efetivadas entre instituições públicas de ensino vinculadas a qualquer sistema de ensino, em qualquer época do ano e independente de vaga, quando se tratar de servidor público federal civil ou militar, estudante ou seu dependente estudante. A aceitação da transferência será obrigatória em razão de comprovada remoção ou transferência de ofício que acarrete mudança de domicílio para o município em que a instituição recebedora esteja situada, ou para localidade mais próxima.
Para mais informações sobre o assunto, consulte a página eletrônica da Pró-Reitoria de Graduação/PR1 – www.pr1.ufrj.br/index.php/ingresso-na-ufrj-mainmenu-81.

Programa Estudante Cortesia  (voltar)
O Programa Estudante Cortesia atende ao Decreto 89.758, de 06.06.84, Art. 81, item III, da Constituição Federal, que dispõe sobre matrícula por cortesia, em cursos de graduação, em Instituições de Ensino Superior, de funcionários estrangeiros de Missões Diplomáticas, Repartições Consulares de Carreira e Organismos Internacionais, e de seus dependentes legais.
Para mais informações sobre o assunto, consulte a página eletrônica da Pró-Reitoria de Graduação/PR1 – www.pr1.ufrj.br/index.php/ingresso-na-ufrj-mainmenu-81.

As respostas às dúvidas mais frequentes sobre o acesso aos cursos de Graduação da UFRJ podem ser acessadas na página www.acessograduacao.ufrj.br/index.php/perguntas-frequentes.

Convênio Internacional   (voltar)
O Convênio Internacional é um instrumento jurídico utilizado pela UFRJ para estabelecer parcerias, visando a cooperação acadêmica, científica e cultural, possibilitando ao aluno de graduação cursar disciplinas de sua área no exterior e a alunos estrangeiros beneficiários desses acordos internacionais serem acolhidos pela UFRJ. A lista das instituições conveniadas agrupadas por país pode ser acessada na página www.dri.ufrj.br/images/_scri/downloads/acordos/relatorios/Consulta_Pais_UFRJ.pdf.
A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) está vinculada ao Gabinete do Reitor e a ela compete, entre outras atividades, a análise formal da proposta de convênio, seu encaminhamento à Assessoria Jurídica (GR) e, em seguida, ao Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE), para apreciação e posterior a assinatura do Reitor, caso a deliberação seja favorável.
Veja outras informações oferecidas pela DRI / www.dri.ufrj.br

Plano Nacional de Formação de Professores
Consulte - www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor

Colégio de Aplicação – CAp   (voltar)
O Colégio de Aplicação da UFRJ pertence à Rede Federal de Ensino e admite ingresso de alunos novos para o 1º ano do Ensino Fundamental e para a 1ª série do Ensino Médio.
O processo de seleção ocorre, anualmente, no 2º semestre e o edital é divulgado, normalmente, a partir do mês de agosto, na página eletrônica  www.cap.ufrj.br/index.php/ingresso-no-cap.
Outras informações sobre o Colégio de Aplicação da UFRJ podem ser verificadas na página www.cap.ufrj.br.

 

 

 

GRADUAÇÃO                                             (voltar)

Cursos  (voltar)
Para informações sobre os cursos de Graduação da UFRJ, acesse a página da Pró-Reitoria de Graduação/PR1 da UFRJ www.siga.ufrj.br/sira/repositorio-curriculo/ListaCursos.html.

Datas  (voltar)
O Calendário Acadêmico, com as informações e datas dos atos acadêmicos (inscrição e trancamento em disciplinas, início e fim do período letivo, lançamento de notas etc.), pode ser acessado na página eletrônica da Pró-Reitoria de Graduação - www.pr1.ufrj.br, clicando no ícone CALENDÁRIO ACADÊMICO (o ícone é encontrado no lado direito da página da Pró-Reitoria de Graduação).

Bolsas de Graduação
Programa de Bolsas em Projetos de Desenvolvimento Institucional (PBPDI)
O Programa de Bolsas em Projetos de Desenvolvimento Institucional (PBPDI) disponibiliza bolsas, exclusivamente, para alunos de graduação da UFRJ, para participação em atividades e projetos institucionais de desenvolvimento em setores da administração central desta Universidade. A participação do aluno neste Programa ocorrerá em atividade compatível com o seu curso de graduação, visando complementar a sua formação acadêmica.
Veja outras informações na página eletrônica da Pró-Reitoria de Graduação – www.pr1.ufrj.br – no campo "Bolsas e Auxílios" subcampo "Divisão de Integração Acadêmica (DIA)" (lado esquerdo do site da Pró-Reitoria de Graduação). Para mais informações pode-se consultar a Divisão de Integração Acadêmica (DIA) pelos telefones: (21) 3938-1713 / 3938-1727.

Bolsa Monitoria
Administrada pela Pró-Reitoria de Graduação, a Bolsa de Monitoria visa despertar, nos alunos de Graduação da UFRJ, o interesse pela carreira docente. Pretende assegurar, assim, a cooperação discente com o corpo docente nas atividades didáticas.
Veja outras informações na página eletrônica da Pró-Reitoria de Graduação – www.pr1.ufrj.br/index.php/editais-mainmenu-145/bolsa-de-monitoria-editais-194 – no campo "Editais", subcampo "Bolsa de Monitoria" (lado esquerdo do site da Pró-Reitoria de Graduação). Para mais informações pode-se consultar a Divisão de Integração Acadêmica (DIA) pelos telefones: (21) 3938-1713 / 3938-1727.

Programa de Atividades Extracurriculares de Apoio aos Laboratórios de Informática de Graduação/PAEALIG
Administrado pela Pró-Reitoria de Graduação, o PAEALIG (Programa e Atividades Extracurriculares de Apoio aos Laboratórios de Informática de Graduação) visa aprimorar os conhecimentos teóricos e práticos do aluno na área de informática, por meio de desenvolvimento e da aplicação de recursos computacionais variados para fins acadêmicos.
A principal característica do aluno que deseja participar deste programa deve ser o interesse pela computação. Neste estágio, o bolsista tem a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos teóricos e práticos na instalação, organização, gestão, operação e atendimento aos usuários de laboratórios de informática.
Veja outras informações na página eletrônica da Pró-Reitoria de Graduação – www.pr1.ufrj.br/index.php/editais-mainmenu-145/laboratrio-de-informtica-da-graduao-editais-193 – no campo "Editais", subcampo "Laboratório de Informática da Graduação" (lado esquerdo do site da Pró-Reitoria de Graduação). Para mais informações pode-se consultar a Divisão de Integração Acadêmica (DIA) pelos telefones: (21) 3938-1713 / 3938-1727.

Bolsa do Programa Institucional de Iniciação Artística e Cultural /PIBIAC
Administrada pela Pró-Reitoria de Graduação, a Bolsa do Programa Institucional de Iniciação Artística e Cultural objetiva despertar e incentivar o desenvolvimento das vocações criativas e investigativas de alunos de graduação da UFRJ nas diferentes áreas artístico-culturais, mediante sua participação em projetos desta natureza, inclusive os de caráter interdisciplinar e interdepartamental.
Veja outras informações na página eletrônica da Pró-Reitoria de Graduação – www.pr1.ufrj.br/index.php/editais-mainmenu-145/iniciao-artstica-e-cultural-editais-191 – no campo "Editais", subcampo "Iniciação Artística e Cultural" (lado esquerdo do site da Pró-Reitoria de Graduação). Para mais informações pode-se consultar a Divisão de Integração Acadêmica (DIA) pelos telefones: (21) 3938-1713 / 3938-1727.

Programa de Mobilidade Acadêmica
O Programa de Mobilidade Acadêmica alcança tão somente alunos regularmente matriculados em cursos de graduação de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras conveniadas, que tenham integralizado todas as disciplinas previstas para o primeiro ano ou para o 1º e 2º semestres letivos do curso, na Instituição de origem (remetente), com aprovação em todas as disciplinas obrigatórias dessa etapa inicial. O estudante pode possuir, no máximo, duas reprovações acumuladas nos 2 períodos antecedentes ao pedido de Mobilidade.
Este convênio não se aplica a pedido de transferência de alunos entre as IFES.
Veja outras informações na página eletrônica da Pró-Reitoria de Graduação – www.pr1.ufrj.br/index.php/programas-especiais-mainmenu-144/mobilidade-academica – no campo "Programas especiais", subcampo "Mobilidade Acadêmica" (lado esquerdo do site da Pró-Reitoria de Graduação). Para mais informações pode-se consultar a Divisão de Integração Acadêmica (DIA) pelos telefones: (21) 3938-1713 / 3938-1727.

Programa Estudante Convênio de Graduação/PEC-G
O Programa Estudante Convênio de Graduação (PECG) atende ao Decreto n° 86.715/81, da Lei n° 6.815/80, e constitui um dos instrumentos de cooperação educacional que o Governo brasileiro oferece a outros países em vias de desenvolvimento, especialmente da África e da América Latina.
Veja outras informações na página eletrônica da Pró-Reitoria de Graduação – www.pr1.ufrj.br/index.php/programas-especiais-mainmenu-144/programa-estudante-convenio-de-graduacao – no campo "Programas especiais", subcampo "Programa Estudante Convênio de Graduação" (lado esquerdo do site da Pró-Reitoria de Graduação). Para mais informações pode-se consultar a Divisão de Integração Acadêmica (DIA) pelos telefones: (21) 3938-1713 / 3938-1727.

Programa de Educação Tutorial/PET
O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduação e orientados pelo princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Dentre seus objetivos, destacam-se o desenvolvimento de atividades acadêmicas em padrões de excelência, a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação, a formação de profissionais qualificados, a formulação de novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país, bem como a atuação profissional pautada pela ética e cidadania.
Veja outras informações na página eletrônica da Pró-Reitoria de Graduação – www.pr1.ufrj.br/index.php/programas-especiais-mainmenu-144/programa-de-educacao-tutorial – no campo "Programas especiais", subcampo "Programa de Educação Tutorial" (lado esquerdo do site da Pró-Reitoria de Graduação). Para mais informações pode-se consultar a Divisão de Integração Acadêmica (DIA) pelos telefones: (21) 3938-1713 / 3938-1727.

Revalidação de Diplomas de Graduação - (Diplomas do Exterior)
A Universidade Federal do Rio de Janeiro revalida os diplomas expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior nas áreas de conhecimento ou afins, em que ministra curso de graduação reconhecido, e o Conselho de Ensino de Graduação (CEG) da UFRJ disciplina a revalidação.
São suscetíveis de revalidação os diplomas que correspondam, quanto ao currículo, aos títulos ou habilitações conferidas por instituições brasileiras, entendida a equivalência em sentido amplo, de modo a abranger áreas congêneres, similares ou afins, aos que são oferecidos no Brasil.
Para mais informações sobre o assunto, consulte a página eletrônica da Pró-Reitoria de Graduação/PR1 – www.pr1.ufrj.br/index.php/component/content/article/505-uncategorised/1201-revalidacao-de-diplomas-da-graduacao – clicando no ícone "Revalidação" (o ícone é encontrado no lado direito da página da Pró-Reitoria de Graduação).
 

 

 

 

POLÍTICAS ESTUDANTIS                          (voltar)

A UFRJ, por meio da Superintendência Geral de Políticas Estudantis/SuperEst, desenvolve programas voltados para o apoio à permanência dos alunos de graduação presencial que ingressam na UFRJ e apresentam dificuldades para a realização e conclusão de seus cursos. As ações desenvolvidas têm como base o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES – que foi instituído pelo Decreto nº 7.234 de 19 de julho de 2010, e tem por finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal.

A Divisão de Assistência ao Estudante (DAE) da SuperEst é o setor responsável pela coordenação e implementação do Programa de Auxílio ao Estudante, nas modalidades Bolsa Auxílio e Moradia Estudantil.

Outro programa sob responsabilidade da DAE é a Bolsa de Acesso e Permanência, destinada aos alunos ingressantes, em 2012, pela Política de Reserva de vagas que sejam egressos de escolas públicas e tenham renda familiar per capita de até 1 salário mínimo nacional.

Bolsa de Acesso e Permanência.
Auxílio financeiro destinado aos alunos ingressantes, no ano de 2012, na modalidade Ação Afirmativa (que tenham cursado integralmente, com aprovação, todas as séries do Ensino Médio, ou equivalente, em estabelecimentos de ensino da rede pública brasileira e possua renda familiar per capita menor ou igual a um salário mínimo nacional vigente). A vigência da referida Bolsa será apenas no ano de ingresso.

Auxílio Transporte.
Auxílio financeiro destinado aos alunos contemplados com Bolsa Acesso e Permanência, no ano de ingresso na UFRJ.
A partir de 2012 será concedida ajuda de custo para transporte aos alunos inseridos no Programa de Auxílio ao Estudante, na modalidade Bolsa Auxílio, com valor a ser definido de acordo com a disponibilidade orçamentária da UFRJ.

Bolsa Auxílio.
Este benefício consiste em uma bolsa de assistência financeira paga mensalmente. O objetivo deste programa é atender ao estudante de graduação presencial que, frente às condições socioeconômicas de sua família, possua comprovada dificuldade de garantir sua permanência na Universidade.

Benefício Moradia.
Corresponde a uma vaga no alojamento, localizado no campus do Fundão e ao pagamento de uma bolsa mensal de manutenção. Assim como a Bolsa Auxílio, seu objetivo é atender ao estudante de graduação presencial, que frente às condições socioeconômicas de sua família, possua comprovada dificuldade de garantir sua permanência na Universidade, sendo fator determinante para o ingresso no benefício, a distância entre o local de moradia da família e os campi universitários.
Os alunos interessados em participar do processo seletivo para recebimento dos referidos benefícios devem procurar a DAE ou acessar a página eletrônica da SuperEst (www.superest.ufrj.br) tão logo efetivem sua matrícula, para conhecimento do Edital de Seleção, divulgado apenas no início do primeiro período letivo.
Para conhecimento dos termos e critérios que norteiam a concessão e a manutenção do Auxílio ao Estudante, o aluno interessado deverá consultar a Resolução nº 01/08 do CEG. Para o incremento das Políticas de Assistência Estudantil da UFRJ, o aluno interessado deverá consultar a Resolução CONSUNI nº 21/11.

Perguntas frequentes:

1) Para ter direito à Bolsa de Acesso e Permanência e o Auxílio Transporte tenho que fazer uma inscrição em processo seletivo?
Não. Todo aluno ingressante pela ação afirmativa pelo critério socioeconômico (renda percapita familiar até 1,5 salário mínimo) tem direito a estes benefícios. No entanto, para ser cadastrado no Programa, deverá entregar documentação na Divisão de Assistência ao Estudante (DAE).
 
2) Os alunos que ingressaram pela ação afirmativa terão direito  à  bolsa de Acesso e Permanência e ao Auxílio Transporte até o final do curso?
Não. Tanto a bolsa quanto o Auxílio Transporte são pagos até o final do segundo período letivo do ano de ingresso (dezembro). Ao final deste período, os alunos que tiverem perfil socioeconoômico compatível, migrarão para o Programa de Bolsa Auxílio.
 
3) Como posso ser informado sobre as bolsas de assistência estudantil?
Todas as informações estão disponíveis na página da Superintendência Geral de Políticas Estudantis (www.superest.ufrj.br). Esta deve ser consultada regularmente pelos alunos.
 
4) Quem entrou pela ação afirmativa e tem direito à Bolsa de Acesso e Permanência pode concorrer à Bolsa Auxílio?
Não. Somente poderá se inscrever no processo seletivo para o Benefício Moradia.

5) A UFRJ possui Residência Estudantil?
Sim. Porém, como o número de vagas oferecidas pela Universidade ainda é muito inferior ao número de solicitações, anualmente é realizada uma criteriosa seleção socioeconômica coordenada pela Divisão de Assistência ao Estudante.
 
6) Qual o período de inscrições para  o processo de  seleção  da Bolsa Auxílio e do Benefício Moradia?
A seleção para a Bolsa Auxílio e para o Benefício Moradia, a partir do ano de 2013, acontecerá nos dois períodos letivos (início do primeiro e do segundo semestre), de forma a atender a todos os alunos ingressantes. O processo para ambos os benefícios acontece na mesma época e os editais de seleção são disponibilizados na página da SuperEst, em geral, no mês anterior ao início das aulas.
 
7) Quando é divulgado o resultado da seleção para Bolsa Auxílio e para Residência Estudantil?
Dada a complexidade do processo de seleção (entrevistas, análise de documentação socioeconômica e visita domiciliar), o resultado da seleção é divulgado, em geral, no início do segundo semestre do ano letivo.
 
8) Posso concorrer à Bolsa Auxílio e à vaga na Residência Estudantil?
Não. O aluno pode concorrer em apenas uma modalidade do Programa de Auxílio ao Estudante
 
9) Quais os critérios para concessão da Bolsa Auxílio e da vaga na Residência Estudantil (Benefício Moradia)?
Os pedidos de Bolsa Auxílio e do Beneficio Moradia são analisados por uma equipe de Assistentes Sociais da Divisão de Assistência ao Estudante e o critério para a concessão é socioeconômico. Para maiores informações sobre as normas de concessão e renovação dos benefícios, consulte a Resolução 01/08, no link Resoluções, página da SuperEst.
 
10) Além da vaga, o aluno recebe alguma bolsa para custear suas despesas de alimentação e transporte?
O aluno beneficiado com a vaga na Residência Estudantil recebe a Bolsa Manutenção, no valor atual de R$400,00.
 
11) Qual o valor da Bolsa Manutenção (referente ao Benefício Moradia) e da Bolsa Auxílio?
Atualmente, tanto a Bolsa Auxílio quanto a Bolsa Manutenção tem o valor mensal de R$400,00.
 
12) Qual a duração da Bolsa Auxílio e do Benefício Moradia?
Os alunos contemplados com a Bolsa Auxílio e com o Benefício Moradia têm direito aos benefícios no decorrer da primeira graduação, desde que participem anualmente do processo de renovação. O edital de renovação, em geral, é divulgado entre os meses de setembro e outubro de cada ano.

13) Os alunos são avisados por email que os Editais para seleção ou renovação do Auxílio ao Estudante estão disponíveis?
Não. A responsabilidade é do aluno em acessar regularmente a página da Superintendência Geral de Políticas Estudantis - SuperEst. Todos os editais e comunicados estão disponíveis nessa página.
 

 

 

 

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO              (voltar)

O Sistema de Alimentação da UFRJ tem por objetivo oferecer alimentação de qualidade, equilibrada, e acessível de forma a favorecer a permanência dos estudantes no espaço universitário, permitindo-lhes dedicação integral aos estudos, é um importante mecanismo para mitigar a evasão escolar.

A política de alimentação, incorporada ao plano diretor-UFRJ 2020, deve concretizar a vontade de garantir efetivas oportunidades de formação integral ao conjunto dos estudantes, em particular aqueles oriundos de família de baixa e média renda. A proposta de reativação do Sistema de Alimentação da UFRJ, retomada a partir do seu restaurante universitário central – RU central – e das unidades satélites, está inserida nos paradigmas precípuos da universidade, de promoção do seu nível de excelência que perpassa suas atividades de ensino, pesquisa e extensão e, ao mesmo tempo, reafirma o seu compromisso social e pedagógico na formulação de políticas públicas eficazes que ampliam o apoio e a assistência aos estudantes, principalmente, àqueles desprovidos de recursos. Complementarmente, os RU atenderão os demais segmentos da comunidade da UFRJ, como servidores técnico-administrativos, docentes, prestadores de serviço e usuários externos à UFRJ, por ocasião de eventos e encontros programados em que a UFRJ é a anfitriã. A política de alimentação completa-se com uma visão integrada do conjunto de serviços de alimentação com funcionamento permitido nos campis da UFRJ, como restaurantes, lanchonetes, quiosques, cafés, cantinas etc. A política de permissões deverá atender aos objetivos de alcançar diversidade de oferta, qualidade nutricional e sanitária, preços razoáveis e horários de funcionamento compatíveis com os horários escolares, inclusive noturnos.
A Coordenadora deste projeto é a Prof.ª Lucia Andrade do Instituto de Nutrição Josué de Castro/INJC da UFRJ.
O Cardápio semanal está disponível na página eletrônica do Instituto de Nutrição Josué de Castro, seção“Informes RU – Cardápio RU”. Clique aqui para acessá-lo diretamente.
É possível agendar o horário para refeição no Restaurante Universitário do Centro de Tecnologia (CT). O acesso ao agendamento pode ser feito através do link https://ru.ct.ufrj.br/, seguindo as seguintes orientações para efetivá-lo: clicar em agendamentos dispóníveis; verificar os horários vagos e gerar um ticket; preencher os campos CPF, horário pretendido, escolher o atendimento (almoço ou jantar), marcar a caixa "não sou um robô", clicar no botão de confirmação.

O agendamento pode ser feito por celular, bastando que o comensal baixe um aplicativo na seção "interatividade" da página do Sistema de Alimentação - Restaurante Universitário: http://ru.ufrj.br/

Localização dos Restaurantes Universitários:
RU Central: ao lado do prédio de Educação Física (Avenida Carlos Chagas Filho, 540, Cidade Universitária).
RU Letras: Prédio da Faculdade de Letras, Bloco G (Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária).
RU CT: Prédio do Centro de Tecnologia, Bloco A (Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária).

 

 

 

 

PÓS-GRADUAÇÃO                                   (voltar)

Cursos de Pós-Graduação Stricto-Sensu
São cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado que visam desenvolver e aprofundar a continuação dos aprendizados científicos, acadêmicos e profissionais. Têm caráter regular. A carga horária mínima é de 360 horas para o mestrado e 450 horas para o doutorado. Confere diploma.
Cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu
São cursos de especialização, MBA e outros, têm por finalidade aprofundar conhecimentos e habilidades técnicas em setores específicos, não abrangendo o campo total do saber em que se insere a especialidade. Não têm caráter regular. A carga horária mínima é de 360 horas. Confere certificado.
Para informações sobre os cursos de Pós-Graduação oferecidos pela UFRJ, acesse a página eletrônica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa/PR2 – www.pr2.ufrj.br/cursos
Bolsas
Os estudantes de pós-graduação poderão pleitear bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado das instituições de fomento à pesquisa, através das Coordenações de Pós-graduação.
As bolsas dos programas de fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES são gerenciadas pela PR-2, em colaboração com as Coordenações dos Programas de Pós-graduação. Os principais programas dessa agência de fomento são:
. Programa de Demanda Social – DS
. Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior – PDEE
. Programa de Estudantes-Convênio de Pós-graduação - PEC/PG
Para informações sobre os Programas acima basta acessar: http://app.pr2.ufrj.br/bolsaPG
Informações sobre os demais programas da CAPES podem ser obtidas diretamente em sua página eletrônica - www.capes.gov.br
A concessão de bolsas de outras agências de fomento é solicitada, diretamente, pela coordenação do programa ou pelo orientador do aluno. As consultas devem ser feitas nas páginas das respectivas agências:
. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ CNPq - www.cnpq.br
 . Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro/FAPERJ - www.faperj.br

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC)
Coordenada pela Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, a Bolsa de Iniciação Científica visa despertar a vocação científica, incentivando novos talentos potenciais entre estudantes de graduação e contribuindo para a formação futura de jovens pesquisadores mediante sua participação em projetos de pesquisa.
O aluno candidato à bolsa deverá engajar-se em um projeto de pesquisa da sua área de interesse e informar-se junto ao pesquisador responsável pelo projeto sobre as condições para concorrer a uma Bolsa de Iniciação Científica. A solicitação deverá ser feita de acordo com as normas estipuladas pelo Edital, normalmente divulgado no mês de março, no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - http://app.pr2.ufrj.br/pibic

Revalidação de Diplomas Estrangeiros
Serve para legitimar certificados e diplomas de pós-graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior.
Para informações sobre este assunto, acesse a página eletrônica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa/PR2 - www.pr2.ufrj.br/revalidacaoDiploma

Calendário Acadêmico
Para informações sobre o assunto, acesse a página – www.pr2.ufrj.br/calendarioacademico.

 

 

 

EXTENSÃO                                               (voltar)

Para informações sobre Extensão na UFRJ, acesse a página eletrônica da Pró-Reitoria de Extensão/PR5 – www.pr5.ufrj.br - /Ao clicar no banner do Acesso à Informação, é possível conhecer respostas às dúvidas mais frequentes sobre a Pró-Reitoria de Extensão e as ações no âmbito de sua competência.

 

 

 

PESSOAL - (Recursos Humanos)        (voltar)

Para conhecer as rotinas processuais e administrativas da Pró-Reitoria de Pessoal, acesse a página eletrônica www.pr4.ufrj.br e veja, além da legislação pertinente a cada evento, o passo a passo para obter acesso à informação.
A página contém, também, os telefones e os correios eletrônicos de todas as Divisões da Pró-Reitoria de Pessoal.

 

 

 

 

 

PREFEITURA                                            (voltar)

 

As respostas às perguntas mais frequentes estão disponíveis na aba FAQ da Prefeitura Universitária www.prefeitura.ufrj.br.

Transporte Integrado
O transporte coletivo e gratuito oferecido pela UFRJ, com linhas de ônibus planejadas e fiscalizadas pela Prefeitura Universitária, destina-se a toda comunidade acadêmica e demais usuários de serviços oferecidos pela universidade. É distribuído em dois tipos de linhas: Internas (Cidade Universitária) e Intercampi (partindo Cidade Universitária para as demais unidades da UFRJ e pontos estratégicos ao final das aulas do período noturno).
Os ônibus transportam passageiros de um extremo ao outro do campus, durante 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados, permitindo o acesso a todas as unidades de ensino, pesquisa, hospitalares, administrativas e de serviços, e demais locais com atividades instaladas no campus, incluindo o Alojamento dos Estudantes e a Vila Residencial.
Linhas internas, veja em: www.prefeitura.ufrj.br/index.php/linhas-internas-e-intercampi
Linhas Intercampi, veja em: www.prefeitura.ufrj.br/index.php/linhas-intercampi
Linhas Externas que atendem o campus Fundão, veja em: www.prefeitura.ufrj.br/index.php/linhas-externas

A Prefeitura Universitária mantém um número para envio de mensagens pelo aplicativo WhatsApp: (21) 99413-3385. Através dele é possível se comunicar com o órgão sobre problemas referentes a meio ambiente, manutenção urbana, segurança, transporte, trânsito, focos do mosquito Aedes Aegypti e abandono de animais.

 

 

 

 

 

 

BIBLIOTECAS                                           (voltar)

O Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ/SiBI é um órgão suplementar do Fórum de Ciência e Cultura - FCC, que gerencia as 45 bibliotecas da UFRJ. Seu objetivo principal é a interação de suas bibliotecas à política educacional e adminstrativa da Universidade, servindo de apoio aos programas de ensino, pesquisa e extensão. Na página eletrônica do SiBI www.sibi.ufrj.br é possível ter acesso à Base Minerva que contém o acervo cadastrado das bibliotecas que compõem o sistema. Além disso, o SiBI oferece os serviços de Depósito Legal de teses e dissertações, o empréstimo entre bibliotecas e a comutação bibliográfica (COMUT). É possível conhecer melhor os serviços clicando aqui. O SiBI disponibiliza um correio eletrônico (sibi@sibi.ufrj.br) para recebimento de dúvidas sobre suas atividades.

 

 

 

 

HOSPITAIS                                               (voltar)

Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/HUCFF
Quando e como utilizar o HUCFF?
O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), conhecido como Hospital do Fundão, está vinculado à rede SUS, Sistema Único de Saúde, um sistema hierarquizado que leva em consideração a complexidade dos casos e o município de residência dos pacientes para indicação dos hospitais de atendimento. O HUCFF é um hospital de nível quaternário, ou seja, pode realizar procedimentos de alta complexidade, como transplantes e terapias com células-tronco, por exemplo. Preferencialmente, o atendimento será dado aos residentes na cidade do Rio de Janeiro, não obstante, dependendo da situação, pacientes de outros municípios, e mesmo de outros estados, também podem ser atendidos no Fundão.
Os pacientes de primeira vez são encaminhados por meio do SUS, via Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc/). As remarcações de consultas ficam a cargo dos profissionais de saúde do HUCFF, através da Central de marcação de exames e consultas. Na Central são marcados todos os pedidos de pareceres, exames e procedimentos vindos do Ambulatório do Hospital do Fundão, do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), do Serviço de Segurança e Saúde do Trabalhador (SESSAT) ou da Divisão de Saúde do Trabalhador (DVST) da UFRJ.
Embora o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho não tenha setor de emergência, a Central de Triagem do Hospital, subordinada à Divisão de Saúde da Comunidade (DSC), avalia os pacientes em acompanhamento no Hospital do Fundão, em situação de urgência. A Central de Triagem funciona dase 08h00 às 17h00.
Caso necessite de mais informações sobre o HUCFF entre em contato com a Ouvidoria do Hospital, pelos telefones (21) 3938-2299 e 3938-6005 ou pelo e-mail: ouvidoria@hucff.ufrj.br e consulte, também, as informações disponíveis na página eletrônica do HUCFF / www.hucff.ufrj.br.
Endereço:
Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária, Campus do Fundão, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 21941-913
Tels.: (21) 3938-6002 / 3938-6003
 

Instituto de Psiquiatria/IPUB
De acordo com o Estatuto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Instituto de Psiquiatria da UFRJ é um órgão suplementar do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e tem por finalidade desenvolver em nível de excelência, atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência no campo da Psiquiatria e Saúde Mental.
A assistência ao público é feita por meio de vagas em internação, atendimento ambulatorial, hospital-dia, aos idosos, infanto-juvenil e aos usuários de drogas.
É possível obter maiores informações sobre a assistência pelo Instituto de Psiquiatria clicando nos seguintes links:
Internação
Ambulatório
Idosos
Hospital-Dia
Infanto-Juvenil
Usuários de drogas
Centro Integrado de Pesquisa - CIPE
Ouvidoria IPUB/UFRJ

 
Para mais informações acesse: www.ipub.ufrj.br

Endereço:
Av. Venceslau Brás, 71, fundos - Botafogo - Campus da Praia Vermelha, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22290-140.
Tel.: (21) 3938-5506 / 3938-5507

Instituto de Doenças do Tórax/IDT
O Instituto de Doenças do Tórax funciona, desde 2000, no prédio do HUCFF e dedica-se à promoção da saúde e Assistência Integral de Doenças Respiratórias. Nessa especialidade, oferece treinamento avançado para todas as profissões de saúde e promove a atualização permanente do quadro funcional em intercâmbio com instituições de alto nível no Brasil e no exterior.
Para mais informações, acesse - www.idt.ufrj.br
Endereço: Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, prédio do HUCFF, sala 01 D-58. Cidade Universitária, Campus do Fundão, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 21941-913
Tel.: (21) 3938-2887

Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira/IPPMG
O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira é um hospital pediátrico universitário, situado na Cidade Universitária, que desempenha funções de assistência e ensino de pediatria e desenvolve pesquisa na área materno-infantil.
Para mais informações, acesse - www.ippmg.org.br
Endereço:
Rua Bruno Lobo, 50. Cidade Universitária, Campus do Fundão, Rio de Janeiro - RJ
CEP: 21.941-912
Tel.: (21) 3938-4816
Fax: (21) 2590-4640

Maternidade Escola/ME
Atualmente a Maternidade Escola oferece assistência a gestantes e a recém-nascidos de alto risco. Dispõe de ambulatórios/pré-natal de baixo e alto risco, planejamento familiar, genética pré-natal, medicina fetal (com os mais modernos procedimentos propedêuticos e terapêuticos nesta área) e de follow-up para recém-nascidos prematuros, como também presta assistência e incentivo ao aleitamento materno, funcionando em regime interdisciplinar.
A Maternidade Escola funciona 24 horas por dia e conta com um moderno Centro Obstétrico, UTI Neonatal, Banco de Leite Humano, Alojamento Conjunto e Enfermarias Mãe-Canguru, assim como, serviços de apoio (laboratório de análises clínicas e de patologia). Vale salientar o seu pioneirismo na introdução dos métodos biofísicos na Obstetrícia do Brasil, como a ultrassonografia e a doplerfluxometria.
Para mais informações sobre os serviços, acesse o link Carta de Serviços.
Para mais informações sobre a Maternidade Escola acesse: www.me.ufrj.br
Endereço:
Rua das Laranjeiras, 180 – Laranjeiras, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22.240-001
Tel.: (21) 2285-7935

Hospital-Escola São Francisco de Assis/HESFA
O HESFA é uma unidade acadêmica docente-assistencial, que tem como missão atender, com qualidade, as demandas peculiares da Atenção Básica de Saúde (ABS) e dos Programas de Saúde da Família (PSF). Inserida na rede de assistência pública de saúde do Município e do Estado do Rio de Janeiro, desenvolve, no âmbito da ABS, ações de alta, baixa e média complexidades simultaneamente e atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão dentro de uma perspectiva multidisciplinar e integrada.
As principais atividades do HESFA estão distribuídas em Atividades Assistenciais e Projetos Acadêmicos Especiais.
Para mais informações, acesse - www.hesfa.ufrj.br
Endereço:
Av. Presidente Vargas, 2863, Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20210-030.
Tels.: (21) 3938-4400 / 3938-4444 (Geral) / 2293-2255 (Disque- Aids)

Instituto do Coração Edson Saad/ICES
Esse instituto resulta dos sonhos de muitos, e em especial do Professor Emérito Edson Saad, inicia suas atividades com capacidade e vigor para seguir construindo o novo, tendo como suas origens históricas, as disciplinas de cardiologia e cirurgias cardíacas dos Departamentos de Clínica Médica e Cirurgia Geral, respectivamente, da Faculdade de Medicina e os serviços de cardiologia e cirurgia cardíaca do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.
Para mais informações, acesse - www.ices.ufrj.br
Endereço:
Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255 - 8º andar - Cidade Universitária, Campus do Fundão, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 21941-913
Tel.: (21) 3938-2618

Instituto de Ginecologia/IG
O Instituto de Ginecologia é uma instituição hospitalar, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Academicamente integra a estrutura departamental da Faculdade de Medicina da UFRJ, participando do curso de graduação (disciplina de ginecologia e internato). Possui diversos cursos de pós-graduação (senso latu e senso strictu). Assistencialmente está integrado ao SUS e atende os pacientes nos diversos ambulatórios, enfermarias e centro cirúrgico.
Para mais informações, acesse - www.ginecologia.ufrj.br
Endereço:
Rua Moncorvo Filho nº 90 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20.211-340.
Tel.: (21) 2232-2970
Fax: (21) 2252-1379

Instituto de Neurologia Deolindo Couto/INDC
O Instituto de Neurologia é um hospital universitário, situado no Campus da UFRJ na Praia Vermelha, e desempenha funções de assistência e ensino de Neurologia e Neurocirurgia.
O Centro de Investigação e Tratamento das Miopatias do Instituto existe desde 1978 e atende a pacientes com doenças musculares primárias. Os pacientes são submetidos a exames complementares, conforme a orientação do especialista. Nesses estudos, incluem-se a consulta do neurologista, do cardiologista, do psicólogo, do fisioterapeuta e do fonoaudiólogo.
Para mais informações, acesse – www.indc.ufrj.br
Av. Venceslau Brás, 95 - Botafogo - Campus da Praia Vermelha, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22.290-140
Tel: (21) 2295-9794 / 3938-5634

Para acessar as cartas de serviços ao cidadãos das unidades hospitalares da UFRJ, basta clicar no link http://cartadeservicos.ufrj.br/index.php/servicos

 

AÇÕES VOLTADAS À COMUNIDADE      (voltar)

Cursos de Línguas Abertos à Comunidade/CLAC:
O Projeto CLAC é um curso de formação de professores de graduação da Faculdade de Letras/UFRJ, desenvolvido pela Diretoria Adjunta de Extensão, há mais de quinze anos, atendendo a comunidade do Rio de Janeiro.
Endereço:
Av. Horácio Macedo, 2151, prédio da Faculdade de Letras, 1º andar, sala D-113, Campus do Fundão – Rio de Janeiro – RJ.
CEP: 21941-917
Tels.: (21) 3938-9787 / 3938-9707
E-mail: clac@letras.ufrj.br

Horários de funcionamento: de segunda a quinta-feira das 11h às 18h / sexta-feira das 11h às 16h e sábado das 10h às 16h.
Na página eletrônica estão disponíveis outras informações sobre o CLAC: www.clacufrj.org.

Celpe-Bras

O Celpe-Bras é um Exame que possibilita a Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC), aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira, reconhecido oficialmente pelo governo do Brasil. Internacionalmente é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e no Brasil é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.

A primeira etapa da inscrição consiste no preenchimento correto de todos os dados solicitados, exclusivamente pela internet, pelo site www.celpebras.inep.gov.br/inscricao

Consulte as informações sobre inscrições na Coordenação de Relações Internacionais e Comissão de AACC da Faculdade de Letras

Endereço:
Av. Horácio Macedo, 2151, prédio da Faculdade de Letras, Campus do Fundão, Cidade Universitária, Rio de Janeiro - RJ
1º andar, D-116 / Setor de Extensão
Coordenadora de Relações Internacionais: Professora Danúsia Torres
E-mail: celpebras.ufrj@gmail.com
Tel.: (21) 3938-9708

Projeto DOSVOX

O Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ) - www.portal.nce.ufrj.br - vem nos últimos anos se dedicando à criação de um sistema de computação destinado a atender aos deficientes visuais. O sistema operacional DOSVOX permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho.

O DOSVOX se comunica com o usuário através de síntese de voz em português, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem com isso, um alto grau de independência no estudo e no trabalho.

O DOSVOX é um sistema gratuito e está disponibilizado na Internet.

Para outras informações, acesse www.intervox.nce.ufrj.br/dosvox

Atendimento Psicológico
A Divisão de Psicologia Aplicada Prof.ª Isabel Adrados - DPA, vinculada ao Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, oferece para comunidades interna e externa os seguintes serviços: Atendimento Psicoterápico - individual e em grupo; Terapia de família e casais pela abordagem sistêmica; Avaliação Neuropsicológica (nesse caso, é necessário o encaminhamento feito por outro profissional); Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicodiagnóstico; Psicopedagogia; Análise do Vocacional.
Para o interessado ter acesso aos serviços é necessário comparecer à DPA para uma primeira entrevista, realizada por estagiários de psicologia, orientados por equipe de profissionais supervisores.
Esse primeiro contato tem por objetivo ouvir quem procura o serviço e conhecer os motivos pela busca do atendimento. Em sua página eletrônica, é possível obter mais informações: www.dpa.psicologia.ufrj.br

Divisão de Psicologia Aplicada Prof.ª Isabel Adrados – DPA
Instituto de Psicologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Endereço: Avenida Pasteur, 250 - Pavilhão Nilton Campos
Campus da Praia Vermelha, Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22290-240
Triagens:
Segundas às sextas-feiras de 10h às 17h
Horário de Atendimento - Coordenação de Estágio: 10h às 16h
Tels.: (21) 3938-5326
E-mail: dpa@psicologia.ufrj.br
 

Tratamento Odontológico

Clínica odontológica
Endereço: Rua Prof. Rodolpho Paulo Rocco, 325 / 2º andar
Campus do Fundão, Cidade Universitária, Rio de Janeiro - RJ
CEP 21.941-913
Telefone da secretaria: (21) 3938-2033
Telefone da recepção de pacientes: (21) 3938-2048
Horário de funcionamento: 08h às 17h
E-mail: clinica.odontoufrj@gmail.com / clinica@odonto.ufrj.br

Odontopediatria e ortodontia
Endereço: Rua Prof. Rodolpho Paulo Rocco 325 / 1° andar
Campus do Fundão, Cidade Universitária, Rio de Janeiro - RJ
CEP: 21.941-913
Horário de atendimento: 08h às 17h

Setor de Odontopediatria
Secretários Gerais: Robson Clóvis de Azevedo e Maria José Chagas
Telefone da secretaria: (21) 3938-2098
Telefone da recepção de pacientes: (21) 3938-2101
E-mail: odontopediatria@odonto.ufrj.br
Site: www.odontologia.ufrj.br/odontopediatria

Setor de Ortodontia
Secretária Geral: Fernanda Ribeiro da Silva
Telefone da secretaria: (21) 3938-2015
Telefone da recepção de pacientes: (21) 3938-2017
E-mail: posgrad@ortodontia.ufrj.br
Site: www.odontologia.ufrj.br/ortodontia

A clínica da pós-graduação funciona prestando atendimento supervisionado para paciente nos seguintes horários: terça e quinta-feira das 08h às 12h e de segunda a quinta-feira das 13h30 às 18h.

As consultas são marcadas apenas por telefone. Agende a consulta pelo número (21) 2590-2727.

Os pacientes que estudam no período da tarde devem marcar sua consulta para o período da manhã e os que estudam pela manhã devem agendar para o período da tarde.

Registro Autoral (Músicas)

Visando a proteção autoral é facultado ao autor registrar a sua obra no órgão público e de acordo com o § 1º do art. 17 da Lei nº 5.988 “se a obra for de natureza que comporte registro em mais de um desses órgãos, deverá ser registrada naquele com que tiver maior afinidade”.
As obras que recebam denominações tais como, “música”, “composição musical”, “canção” ou qualquer outro termo referente ao gênero musical devem ser registrados no órgão federal que mais especificamente concerne à sua natureza: a Escola de Música da UFRJ.

Para registrar suas músicas os autores devem enviar por correio ou apresentar no Serviço de Registro Autoral da Escola de Música da UFRJ a seguinte documentação:

(1) Formulário de Registro Autoral (disponível na página eletrônica da Escola de Música ou no próprio guichê do Serviço de Registro Autoral), em duas vias, preenchido em letra de forma e assinado pelos autores;
(2) Cópia da partitura da música com todas as páginas numeradas e assinadas pelo(s) autor(es). Para as músicas com letra é necessário enviar também uma cópia da letra;
(3) Comprovante de Pagamento

Para mais esclarecimentos enviem mensagem para o e-mail: registro-de-musicas@musica.ufrj.br ou por correio, no endereço:
Escola de Música da UFRJ
Serviço de Registro Autoral
Prédio II - 2° andar
Largo da Lapa, 51, Centro – Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20021-170

O atendimento direto ao público funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h30.
Para acessar informações sobre registro autoral, basta clicar aqui.
Para mais informações, basta acessar a página da Escola de Música: www.musica.ufrj.br.

 

Registro de Obra Artística

O pedido de registro deverá ser feito em formulário próprio da Escola de Belas Artes/UFRJ, sendo o requerente, inteiramente responsável pelas informações prestadas, tais como autoria, originalidade, dados pessoais etc. Será exigido um formulário para cada pedido, e o mesmo deverá estar devidamente preenchido.
Para informações detalhadas e acesso aos formulários, consulte www.eba.ufrj.br/index.php/servicos/direitos-autorais
Av. Pedro Calmon, 550, prédio da Reitoria / 7º andar
Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 21.941-901
Tels.: (21) 3938-1649 / 3938-1949
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira de 09h às 16h

 

 

 

Núcleo de Prática Jurídica/NPJ            (voltar)

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) é o órgão responsável pela supervisão das atividades do Estágio e proporciona aos alunos, regularmente matriculados no Curso de Direito da Faculdade Nacional de Direito (FND), o exercício da prática jurídica curricular. Nesse setor, seu coordenador e o Colegiado do NPJ são responsáveis também pela efetivação e fiscalização dos convênios de estágio realizados fora da FND.
Com vocação extensionista, o NPJ oferece atendimento jurídico nas áreas penal, cível e trabalhista, pelos professores e alunos, à comunidade.

Atividades e Objetivos
As atividades do NPJ objetivam integrar os aspectos teóricos e práticos do ensino, pesquisa e extensão das atividades jurídicas, visam estimular nos estudantes uma análise crítica destes elementos, bem como, propiciar uma formação adequada à sua vida prática profissional.
Quem pode utilizar os serviços?
Para serem atendidos pelo NPJ, os assistidos devem, em regra, residir nas imediações da FND e não possuir condições financeiras de pagar advogado particular sem prejuízo da própria subsistência. Entretanto, para atender aos fins pedagógicos de proporcionar condições de aprendizado jurídico prático-profissional aos alunos da FND, o NPJ somente cuida de considerável número de casos de relevante interesse jurídico e acadêmico, segundo análise do próprio NPJ e conforme o Regulamento do NPJ. O que não prejudica partes eventualmente não assistidas pelo NPJ, já que a assistência a partes hipossuficientes, em geral, é feita pela Defensoria Pública, em razão também das limitações físicas e de pessoal do NPJ.

Projeto gringo legal
O Projeto Gringo Legal, oferecido pela Faculdade Nacional de Direito, é um projeto novo e pioneiro que oferece assistência jurídica gratuita a estrangeiros que tenham problemas de legalização, vistos, deportação, expulsão, extradição ou naturalização. A equipe de trabalho especializada para estes casos atende mediante o mesmo sistema padrão de marcação de atendimentos.
Devido a suas características, tal projeto atende somente estrangeiros que vivam no Rio de Janeiro, mesmo fora das cercanias da Faculdade Nacional de Direito. 
Atendimento
O atendimento aos assistidos é feito nas instalações próprias, em dias marcados e divulgados no calendário semestral do NPJ, com antecedência.
Endereço:
Rua Moncorvo Filho, 08, Térreo, Centro, Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20.211-340
Tel.: (21) 3938-1013
E-mail para agendamento: atendimentonpjfnd@gmail.com

O NPJ/UFRJ funciona de segunda a sexta-feira das 08h às 20h.