Na maior Universidade do Brasil, com suas mais de 50 unidades acadêmicas, cerca de 4 mil professores, 55 mil estudantes e 9 mil servidores técnico-administrativos, a Comunicação deve ter papel fundamental. É por meio dela que trocamos informações, experiências, saberes e estabelecemos nossas relações e princípios.
A UFRJ é uma universidade pública, gratuita, laica e autônoma e assim queremos que ela permaneça. A Comunicação desta instituição deve respeitar esses princípios e contemplar sua pluralidade de pensamento, ideologias e opiniões. Pensando nisso, profissionais da Universidade que atuam na área, com o apoio institucional da Reitoria, estão propondo um diálogo amplo, construtivo e democrático para elaborar uma política de Comunicação que atenda aos anseios e necessidades da nossa comunidade universitária.
Com esse objetivo, realizaremos o Ciclo de Debates A Comunicação na UFRJ.
Democracia e comunicação pública
O primeiro Ciclo de Debates foi realizado no dia 27/7 no Auditório Pedro Calmon, no campus Praia Vermelha, e teve como tema Democracia e Comunicação Pública. Os expositores convidados foram a professora da Escola de Comunicação da UFRJ Suzy Santos, coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas e Economia da Informação e da Comunicação (PEIC), e Akemi Nitahara, jornalista e representante dos funcionários no Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Assista aqui à íntegra do primeiro debate
Projetos e experiências em Comunicação na UFRJ
Dando prosseguimento ao Ciclo de Debates A Comunicação na UFRJ, será realizada, no dia 19/10, a mesa Projetos e Experiências em Comunicação na UFRJ.
O evento, que acontece às 14h no auditório da Casa da Ciência, contará com a participação de Fernando Salis, professor associado da ECO/UFRJ e superintendente de Comunicação do Fórum de Ciência e Cultura, e dos jornalistas Fernando Pedro Lopes, ex-assessor de Comunicação da Reitoria na gestão Aloisio Teixeira e atual assessor de Comunicação da Casa da Ciência, e Dominique Ribeiro, assessora de Comunicação da Coppe/UFRJ.
Haverá transmissão ao vivo pela WebTV da UFRJ.
Participação
Para participar dos debates basta se inscrever aqui.
Aqueles que obtiverem 75% de frequência nos eventos do Ciclo de Debates receberão certificado de participação.
Realização
O Ciclo de Debates é resultado de dois Grupos de Trabalho (GTs):
- Conceito, Planejamento e Política de Comunicação;
- Integração, Ações, Plataformas, Recursos, Tecnologia e Infraestrutura.
Os GTs são compostos pelos profissionais que atuam com Comunicação na UFRJ e contam com o apoio institucional da Reitoria. O objetivo é estimular uma discussão sobre a importância da Comunicação na UFRJ junto à comunidade universitária, visando a romper com uma tradição de fragmentação, levar temas relevantes para o grande público e contribuir para que a Universidade assuma um papel protagonista na sociedade brasileira.