A UFRJ instituiu o mês de maio como um marco para o combate a todas as formas de opressão e violência que afetam a comunidade universitária. Devemos nos empenhar para eliminar da universidade o racismo, a xenofobia, a LGBT+fobia, o machismo, o assédio e os trotes violentos, entre outras manifestações que atingem a dignidade humana. Iniciando a campanha “Não se cale” e a construção dos Fóruns Contra Violências no Ambiente Universitário, a atual Reitoria afirma que a universidade está comprometida na luta contra as manifestações de violência, dando suporte a quem precisar de apoio institucional.
Os Fóruns Contra Violências no Ambiente Universitário serão realizados no decorrer do ano de 2018, com o objetivo de discutir horizontalmente, com toda a comunidade universitária, ações e propostas para a formulação de uma política institucional de combate ao assédio e às violências na UFRJ.
Precisamos de uma UFRJ sem machismo, assédio moral, racismo, e outras violências que muitas vezes estão naturalizadas e devem ser combatidas.
Colabore para uma UFRJ mais humana e cidadã! Não se cale!
Para assistir o vídeo da campanha clique aqui.