Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: UFRJ pela inclusão

É preciso igualdade de oportunidades e respeito às diferenças, afirmam Reitoria e Diretoria de Acessibilidade

A Reitoria e a Diretoria de Acessibilidade (Dirac) emitiram mensagem nesta segunda-feira, 21/9, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em que abordam o imperativo de a sociedade seguir para um ambiente em que seja possível viver de forma igualitária e sem preconceitos, “lutando por questões como a igualdade de oportunidades, o respeito às diferenças e a inclusão de todos no ambiente acadêmico e institucional”.

Leia na íntegra:

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, foi criado por iniciativa de movimentos sociais que manifestam a importância da discussão de políticas públicas que visem à inclusão das pessoas com deficiência na sociedade de forma igualitária. A Lei no 13.146, de 6 de julho de 2015, em seu art. 4º, determina que “toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”.

De acordo com as informações do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só no Brasil são mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Sendo assim, esta data é representativa para quase um quarto da população brasileira, que luta por seus direitos e busca sair da invisibilidade social.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei nº 11.133, em 14 de julho de 2005, e é comemorado desde 1982, quando em um encontro nacional, que reuniu diversas entidades, foi decidido que a data seria, a partir de então, definida  como uma forma de luta e de reivindicações por igualdade de direitos e de participação plena na vida social. O dia 21 de setembro foi escolhido por marcar o início da primavera, que caracteriza o renascimento das plantas e carrega toda essa simbologia de renovação e de luta pela vida.

Para homenagear e comemorar este dia tão representativo, a Reitoria e a Diretoria de Acessibilidade (Dirac) da Universidade Federal do Rio de Janeiro destacam a importância da luta pela construção de uma sociedade inclusiva, onde as pessoas com deficiência possam viver de forma igualitária e sem preconceitos, lutando por questões como a igualdade de oportunidades, o respeito às diferenças e a inclusão de todos no ambiente acadêmico e institucional.

Parabéns pela celebração deste dia!

Denise Pires de Carvalho – Reitora da UFRJ

Amelia Abigail Rosauro de Almeida  – Diretora Geral da Dirac