Categorias
Direto da Reitoria

UFRJ aposta na mobilização social para reconstrução do Museu Nacional

Pessoas físicas e jurídicas podem contribuir com o Projeto Museu Nacional Vive

Para ampliar o potencial de captação dos recursos necessários à reconstrução do Museu Nacional (MN), a Associação Amigos do Museu Nacional (Samn) está autorizada pela UFRJ a buscar patrocínios para o restauro, obras e projetos da instituição bicentenária de grande relevância científica e cultural. Os patrocinadores, inclusive, poderão contar com incentivos fiscais para o apoio, de acordo com as normas e os procedimentos da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo. 

O Projeto Museu Nacional Vive é resultado de uma cooperação técnica entre a UFRJ, a UNESCO e o Instituto Cultural Vale. A iniciativa aposta na mobilização social e na articulação permanente de parcerias com instituições públicas, privadas e do terceiro setor para reabrir o Museu o mais breve possível.

Até o momento, o Projeto conta com o patrocínio da Vale, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Ministério da Educação (MEC), da Bancada Federal do Rio de Janeiro, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e com apoios governamentais de países como Alemanha e Áustria e órgãos britânicos e estadunidenses.

A Samn é uma importante parceira do Projeto. Fundada em 13/1/1937, tornou-se a primeira associação de amigos de um museu brasileiro. Desde então, zela pelo patrimônio cultural do Museu Nacional, enriquecendo suas coleções, auxiliando em expedições e projetos científicos, dentre outras iniciativas acadêmicas e culturais. Atualmente, estrutura-se nos termos do novo Código Civil, e sua Diretoria é formada por servidores públicos, docentes e técnicos-administrativos atuantes no Museu Nacional/UFRJ. A Associação criou uma conta para receber doações de pessoas físicas também, além de ser possível se tornar sócio da Samn. Para conhecer melhor e contribuir com as atividades da Associação, acesse: www.samn.org.br