Vacinação contra a COVID-19 para profissionais de saúde

No próximo sábado (19/6), será feita a vacinação de resgate de profissionais de saúde nos CMSs da cidade do Rio de Janeiro

Atualizado em 16/6/2021

Desde 21/1/2021, o Centro de Triagem Diagnóstica (CTD), em parceria com o Centro de Vacinação de Adultos da Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador (CVA-CPST), vinha trabalhando na vacinação de COVID-19 em docentes, discentes e funcionários do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Seguindo as determinações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Ministério da Saúde, a vacinação foi iniciada dando prioridade máxima às pessoas que estavam em atividade presencial direta no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG), CTD e laboratórios que trabalham com SARS-CoV-2 no CCS, ou eventualmente, em outros centros do campus da Ilha do Fundão. A estratégia de vacinação se baseava em critérios técnicos ligados à exposição ocupacional. Numa segunda etapa, ainda voltada para a área da saúde, foi realizada a vacinação de profissionais e estagiários em atividades presenciais relacionadas direta ou indiretamente ao enfrentamento da pandemia de COVID-19. Até o início de junho, somente no CTD, mais de 2.700 pessoas já tinham sido vacinadas, entre as quais mais de 1.000 já completaram as duas doses de Coronavac e as demais receberam a primeira dose de AstraZeneca.

A partir de 7/6, a despeito de ainda termos profissionais e estagiários para vacinar e já termos solicitado doses em ofício à SMS para atender a esta demanda, não recebemos mais qualquer quantitativo de vacina. A resposta oficial da SMS, confirmada em 14/6, foi de que a diretriz municipal seria seguir vacinando exclusivamente nos Centros Municipais de Saúde (CMSs), obedecendo a um calendário único, no qual os profissionais da área da saúde ainda não vacinados deveriam também vacinar por faixa etária. Desta forma, interrompemos a aplicação de primeira dose da vacina de COVID-19 no CCS. Cabe ressaltar que a segunda dose de todos os esquemas iniciados está assegurada pela SMS e será aplicada no CTD, de acordo com o esquema vacinal padronizado (21 a 28 dias para a Coronavac; 12 semanas para a AstraZeneca).

Nesta segunda-feira (15/6), recebemos a notificação de que, no próximo sábado (19/6), será feita a vacinação de resgate de profissionais de saúde nos CMSs da cidade do Rio de Janeiro (pela manhã, de 8 às 12h). Para ser vacinado, o profissional ou estagiário deverá levar uma declaração de sua instituição, laboratório ou programa no qual está em atividade presencial ligada à saúde e também ter em mãos um documento de identificação.

Importante esclarecer que, em nenhum momento, recebemos vacinas destinadas ao atendimento de profissionais da educação. Estes profissionais devem se dirigir diretamente aos CMSs, de acordo com o Calendário da SMS-RJ, que prevê vacinação de profissionais da educação do ensino superior nesta quarta-feira, 16/6.

15/6/2021
Centro de Triagem Diagnóstica para COVID-19