Nota sobre testagens no Centro de Triagem Diagnóstica da UFRJ

Testagem para covid-19 na UFRJ é prioritária para profissionais de saúde em atuação presencial

A Reitoria da UFRJ informa que os profissionais de saúde que estejam atuando presencialmente terão prioridade no atendimento para realização de exames de testagem para covid-19 no Centro de Triagem Diagnóstica (CTD/UFRJ). Também podem ser atendidos servidores e estudantes em atuação presencial, apenas.

Na tentativa de evitar aglomerações e a disseminação do vírus, bem como garantir a segurança de todos, orientamos que, salvo os grupos acima especificados, a comunidade universitária realize a testagem para covid-19 próximo a sua residência.

Na última quinta-feira, 6/1, a Reitoria da UFRJ divulgou nota solicitando que a comunidade universitária seguisse as orientações emitidas pelo CTD/UFRJ, ratificadas a seguir:

– Para sintomáticos respiratórios: testar no CTD, no terceiro dia de sintomas. Se positivo, recomenda-se afastamento por dez dias, a contar da testagem positiva.

– Para assintomáticos que tiveram contato com alguém com covid-19: testar no CTD no terceiro dia pós-contato. Se positivo, recomenda-se afastamento por 10 dias, a partir do resultado do exame.

A critério da Equipe do CTD, poderá ser indicada testagem de seguimento antes do retorno às atividades, particularmente no caso dos profissionais de saúde.

O CTD funciona no Polo de Biotecnologia (Av. Carlos Chagas Filho, 791, Cidade Universitária, Rio de Janeiro), de segunda a sexta, das 8h às 11h30.

A Reitoria da UFRJ reafirma a importância da vacinação completa contra a covid-19 e da manutenção das medidas não farmacológicas preventivas: distanciamento interpessoal, uso de máscara e higienização frequente das mãos.

10/1/2022