Nota Oficial

Reitoria da UFRJ e Museu Nacional se solidarizam com Instituto de Biociências da Unesp

Universidade paulista teve instituto incendiado. Prejuízos ainda estão sendo dimensionados

Atualizado às 11h15 de 1/9/2022

Com consternação, a Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Direção do Museu Nacional/UFRJ tiveram ciência do incêndio ocorrido na tarde desta quarta-feira, 31/8, no Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no campus Rio Claro.

Segundo a Unesp, as causas do incêndio ainda estão sendo apuradas. “Quando o fogo começou, as principais medidas de segurança foram tomadas e o espaço, prontamente evacuado sem que houvesse vítimas. (…) Há significativos prejuízos materiais, ainda sendo dimensionados”, disse a instituição, em nota. As aulas no Instituto de Biociências e no Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp foram interrompidas por questão de segurança.

Há poucos dias da passagem dos quatro anos do incêndio do Museu Nacional/UFRJ, é fundamental que haja investimento nas universidades e instituições culturais brasileiras. Lamentamos profundamente pelo incidente, transmitimos força aos colegas da Unesp e nos colocamos à disposição para cooperar no que for possível.

31/8/2022
Reitoria da UFRJ e Direção do Museu Nacional/UFRJ