Na quinta-feira, 22/9, o Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da UFRJ, emitiu moção de apoio aos profissionais de enfermagem, com relação à reivindicação pelo piso salarial nacional.
Leia na íntegra:
O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em sessão de 22 de setembro de 2022, manifesta o seu apoio aos profissionais da Enfermagem, uma categoria imprescindível na área da saúde, concernente à reivindicação para a conquista do piso salarial nacional, posto que, há mais de três décadas reivindicam um salário digno.
Um passo importante nessa luta foi a aprovação da Lei nº 14.434/2022 pelo Congresso Nacional, sancionada pelo governo, que fixou o piso nacional para a categoria em R$ 4.750,00. Entretanto, uma ação impetrada pelos donos de hospitais, clínicas e planos de saúde privados resultou na suspensão do cumprimento da lei pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O Conselho Universitário reconhece o valor dos profissionais da Enfermagem para a vida dos pacientes e, destacadamente, a importância da atuação dessa categoria no enfrentamento da Covid-19. Centenas desses profissionais perderam a vida no exercício da profissão, na linha de frente, dia e noite, no combate à pandemia.
Além da pandemia, a Enfermagem brasileira vem atuando no fortalecimento do Sistema Único de Saúde, no atendimento à população, o que reforça a necessidade desta categoria de trabalhadores ter o seu mérito profissional reconhecido por toda a sociedade.