Nota em solidariedade à UFSM e Ufpel

Reitoria da UFRJ lamenta e condena fala de congressista

O deputado federal Bibo Nunes (PL), não reeleito, gravou vídeo, em performance de ódio, com declaração de que estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) “merecem queimar vivos”. O vídeo foi feito pelo parlamentar após manifestação estudantil contra os sucessivos cortes orçamentários das universidades e institutos federais. A Reitoria da UFRJ lamenta e condena a fala do congressista. Aguardamos confiantes que o inquérito instaurado pelo Ministério Público Federal (MPF) para averiguar o caso seja realizado com celeridade e todo o rigor necessário.

Prestamos, ainda, solidariedade às comunidades universitárias da UFSM e Ufpel, na certeza de que o ensino, a pesquisa e a extensão praticados por essas instituições são maiores que qualquer encenação de rancor. Embora seja de conhecimento público que a competência de um deputado federal é propor, discutir e aprovar leis para o bem-estar da população brasileira, o parlamentar em questão protagoniza cena inacreditável preconizando a eliminação de estudantes, que são o futuro da nação.

As universidades e os institutos federais têm sofrido cortes e bloqueios orçamentários sucessivos, que em nada incentivam os avanços no campo educacional e social do nosso país. Pelo contrário: evidenciam o retrocesso do Estado brasileiro em não compreender que, em toda nação verdadeiramente independente, a educação é investimento – e não gasto. Nós somos um patrimônio da nação e não serão xingamentos que nos desmotivarão a formar os futuros quadros deste país. Não iremos nos silenciar diante dos ataques e continuaremos lutando por uma educação pública de qualidade e, principalmente, pela democracia.

21/10/2022