UFRJ alerta para aumento de casos de covid-19

CTD/NEEDIER recomenda o retorno ao uso de máscaras em ambientes fechados ou de aglomeração

Na quinta-feira, 3/11, o Centro de Triagem Diagnóstica (CTD/NEEDIER) emitiu nota técnica sobre o aumento do número de casos de covid-19. Para emitir o parecer, o CTD/NEEDIER considerou os resultados de testagem para covid-19, que demonstram o aumento da positividade, nas últimas semanas, de 2,6% em setembro para 18,3% em outubro. A nota divulgada recomenda o retorno ao uso de máscaras em ambientes fechados ou de aglomeração.

Devido à fase atual da pandemia e à cobertura vacinal estimada pelo Corpo Social da Universidade para covid-19, o CTD não recomenda a interrupção/suspensão automática de atividades presenciais. As situações específicas serão objeto de avaliação detalhada e discussão com as Direções das Unidades visando à adoção de medidas de controle pertinentes ao contexto. Além disso, a Reitoria solicita que a comunidade universitária siga as orientações a seguir, emitidas pelo Centro de Triagem Diagnóstica (CTD/UFRJ):

Para sintomáticos:

• Afastar-se imediatamente e comunicar à Coordenação do curso ou à Chefia Imediata a razão do afastamento.
  • Programar testagem preferencialmente entre o 2º e o 5º dia.
    •  Se positivo: afastar-se por 10 dias (mínimo de 7 dias) a contar da data do início dos sintomas.
    • Se negativo: aguardar o diagnóstico laboratorial (RT-PCR).
      •  Se positivo: afastar-se por 10 dias (mínimo de 7 dias) a partir da data do início dos sintomas.
      • Se negativo: retornar às atividades, se assintomático.
  • O resultado da testagem deverá ser informado pelo acometido à sua Coordenação ou Chefia Imediata.

Para assintomáticos que tiveram contato com alguém com covid-19:

• Manter as atividades com precauções, adotando, preferencialmente, o uso contínuo de máscara N95 ou PFF2.
  • Comunicar a situação à Coordenação do curso ou à Chefia Imediata.
  • Entrar em contato com a equipe do CTD pelo e-mail consulta@needier.ufrj.br para avaliação da situação e necessidade de testagem. Este contato poderá ser feito pelo indivíduo (casos isolados) ou pela Coordenação/Chefia Imediata no caso de ocorrência de múltiplos casos.
  • Caso indicada, a testagem deverá ser realizada, preferencialmente, do 5º ao 7º dia após exposição de risco utilizando RT-PCR:
    • Se positivo: afastar-se por 10 dias (mínimo de 7 dias) e retornar às atividades sem testagem, desde que se mantenha assintomático.
    • Se negativo: retornar às atividades com precauções até completar 10 dias da exposição, mantendo, preferencialmente, o uso de máscara N95 ou PFF2. Caso surja qualquer sintoma, deverá realizar nova testagem.

A UFRJ estimula a procura do CTD para diagnóstico, a fim de permitir o monitoramento mais preciso da ocorrência de casos e identificação das variantes circulantes em nossa comunidade. O CTD funciona no Polo de Biotecnologia (Av. Carlos Chagas Filho, 791, Cidade Universitária, Rio de Janeiro). O Centro mantém o atendimento regular de casos suspeitos de covid-19, diariamente, das 8 às 13 horas.

A Reitoria da UFRJ reitera a importância das doses de reforço da vacinação contra a covid-19 e da manutenção das medidas não farmacológicas preventivas: distanciamento interpessoal, uso de máscara e higienização frequente das mãos.

Leia a nota na íntegra aqui.

7/11/2022
CTD/NEEDIER