Moção

Adeus a Alzira Alves de Abreu

Na última sessão plenária do Conselho Universitário (Consuni), de 9/3, o colegiado máximo da UFRJ emitiu moção de pesar pelo falecimento de Alzira Alves de Abreu, ocorrido em 5/3.

Alzira é autora do icônico livro “Intelectuais e guerreiros: o Colégio de Aplicação da UFRJ de 1948 a 1968”.

Leia a manifestação do Consuni na íntegra:

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em sessão de 9 de março de 2023, vem externar o profundo pesar pelo falecimento, em 05 de março último, de Alzira Alves de Abreu, pesquisadora aposentada do CPDOC-FGV e autora do icônico livro Intelectuais e guerreiros: o Colégio de Aplicação da UFRJ de 1948 a 1968. Alzira Abreu, ex-licencianda do Colégio de Aplicação (quando ainda da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil) e doutora em Sociologia pela Universidade Paris V – Sorbonne, destacou em seu estudo pioneiro, de caráter histórico-sociológico, o lugar de centralidade ocupado por estudantes e docentes que compunham o corpo social de nossa instituição de ensino no engajamento da luta armada contra a ditatura empresarial-militar de 1964, “de modo a entender como se formou dentro dela uma elite intelectual e uma geração de guerrilheiros”. O estudo empreendido pela pesquisadora é hoje uma referência para aqueles que se dedicam à história do Colégio de Aplicação e da educação brasileira como um todo. Nesse ano de 2023, quando o Colégio de Aplicação completa 75 anos de existência, sua pesquisa é uma forma de celebração da memória de luta e resistência por uma educação pública, gratuita, de qualidade, democrática, laica e socialmente referenciada. Alzira, presente!