Nota Oficial

UFRJ apura caso de violência no campus Cidade Universitária

Prefeitura Universitária fará reunião na terça, 14/3, para solicitar intensificação de patrulhamento no campus

A UFRJ se solidariza com o estudante Lucas Vieira Manhães da Silva, do curso de Engenharia de Produção, agredido na sexta-feira, 10/3, no campus Cidade Universitária. O prefeito da UFRJ, Marcos Maldonado, entrou em contato com o discente para prestar solidariedade à vítima e para que, juntos, prestem queixa às autoridades policiais para oficialização da denúncia, que, até agora, não foi feita, segundo a 37ª Delegacia Policial (DP). Até a publicação desta nota, Maldonado não teve retorno do aluno.

A Prefeitura Universitária (PU) apura o caso de perto para que outros casos como esse não voltem a se repetir na maior universidade federal do país. A UFRJ reafirma seu compromisso de zelar pela segurança da comunidade acadêmica, porque entende que seu capital humano é seu principal patrimônio.

Destacamos que a Cidade Universitária é monitorada por câmeras 24 horas por dia e está à disposição das autoridades policiais para análise aprofundada dos materiais. Enfatizamos, ainda, que a PU emprega esforços por meio da Divisão de Segurança (Diseg), além de motopatrulhamento, e agentes do programa Rio+Seguro Fundão, sem contar o apoio da 37ª DP e o do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Para solicitar intensificação do patrulhamento no campus, a PU fará reunião na terça-feira, 14/3, com o comandante do BPM.

Lembramos também que a garantia da segurança da população é responsabilidade do Governo do Estado do Rio e que a Cidade Universitária não é descolada da realidade fluminense, que, dia após dia, vive seriados episódios de violência, sempre noticiados pela mídia e atestados por índices de criminalidade.

Pedimos à comunidade acadêmica que, em casos de violência, denuncie pelos canais de atendimento (190 e 21 2253-1177) e pelos canais da PU (prefeitura.ufrj.br, 21 3938-0346 e WhatsApp 21 96962-3203), para que possamos cobrar providências das autoridades cabíveis.

13/3/2023
Reitoria da UFRJ e Prefeitura Universitária