Nota Oficial

Nota sobre incidente em elevador no Centro de Tecnologia

Incidente ocorrido em elevador do CT na última terça-feira, 18/4, não deixou feridos e as vítimas foram retiradas seguindo os protocolos de

Na última terça-feira, 18/4, bombeiros da Cidade Universitária realizaram resgate de pessoas presas no elevador do Centro de Tecnologia (CT). O incidente ocorrido no início da noite não deixou feridos e as vítimas foram retiradas seguindo os protocolos de segurança. Segundo o CT, os dois elevadores voltaram a funcionar hoje. A UFRJ recomenda às decanias e às direções das unidades que redobrem a atenção em relação aos protocolos de segurança quanto ao uso dos elevadores.

A Reitoria informa que a gestão dos prédios e das unidades é realizada pelas decanias. Segundo dados fornecidos pela Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR-3), no ano passado, foram destinados R$ 2 milhões para substituição dos elevadores do CT. A licitação foi realizada pela Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR-6) e o contrato foi realizado pelo CT.

Conforme o termo de contrato nº 91/2022, assinado em 19/12/2022, foi realizada a contratação de serviços de engenharia, por meio de empresa especializada, para execução de serviços técnicos de substituição completa de quatro elevadores, incluindo fornecimento, montagem e instalação de elevadores novos, desmontagem e remoção dos elevadores antigos, manutenção preventiva e corretiva dos antigos.

A Reitoria lamenta o ocorrido e compreende a importância da manutenção predial da instituição para segurança de seu principal patrimônio: a comunidade universitária. Ratificamos nosso compromisso pela busca de melhores condições estruturais, com vistas a garantir o conforto e a segurança. Considerando os sucessivos cortes e bloqueios, fomos impedidos de realizar melhorias prediais em sua magnitude. A partir da previsão de nova recomposição orçamentária, vislumbramos realizar melhorias e modernização nas instalações da nossa instituição.

19/4/2022