A Reitoria da UFRJ expressa sua consternação pelo falecimento do professor José Murilo de Carvalho, considerado um dos maiores historiadores e intelectuais brasileiros, José Murilo era mineiro, bacharel em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de Stanford, na Califórnia, onde estudou o Império Brasileiro.
Escreveu 19 livros, entre eles A formação das almas: o imaginário da República no Brasil, A cidadania no Brasil: o longo caminho e Os bestializados. Também fazia parte da Academia Brasileira de Ciências. Colaborou na pós-graduação em História da UFRJ orientando 12 monografias, 20 dissertações de mestrado e 20 teses de doutorado. Dissecou em suas obras o Brasil do Império e da Primeira República. Com elas, ganhou prêmios importantes, como o de melhor livro de 1988 pela Associação Nacional de Pós-graduação em Ciências Sociais (Anpocs) – Os bestializados – e por duas vezes o Jabuti – em 1991, com A formação das almas, e em 2008, com Dom Pedro II: ser ou não ser. Ganhou ainda o prêmio Casa de las Américas por A cidadania no Brasil, em 2001.
Atuou também na área de divulgação: fez parte do conselho editorial da Ciência Hoje e da Revista de História da Biblioteca Nacional. Em sua passagem pela Universidade de Stanford), onde concluiu o mestrado (1969) e o doutorado (1975) em Ciência Política, teve contato com nomes de peso das Ciências Sociais, como Gabriel Almond, Heinz Eulau e Sidney Verba.
Sua tese de doutorado, em que analisa o perfil das elites políticas brasileiras no século XIX e sua relação com os partidos imperiais, deu origem a uma obra de fôlego, publicada em dois volumes: A construção da ordem: a elite política imperial e Teatro de sombras: a política imperial.
As principais instituições de ensino e pesquisa em humanidades do país contaram com o lampejo erudito de José Murilo. Ele ajudou a criar a pós-graduação em Ciência Política na UFMG e o doutorado na mesma área no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj).
Trabalhou ainda como pesquisador na Casa de Rui Barbosa e no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. No exterior, foi pesquisador e professor visitante no Instituto de Estudos Avançados de Princeton (EUA), nas universidades de Notre Dame, Califórnia–Irvine, Stanford (todas nos EUA), Leiden (Holanda), Oxford e Londres (Inglaterra) e na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (França). Em 2003, foi eleito membro da Academia Brasileira de Ciências e, no ano seguinte, da Academia Brasileira de Letras.
Recebeu homenagens importantes, como a Medalha de Oficial e Comendador da Ordem de Rio Branco (1989), a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (1998) e o Prêmio Almirante Álvaro Alberto (2008). Desde 2011, era professor emérito da UFRJ, onde lecionou por 12 anos até se aposentar.
A Reitoria lamenta a partida de José Murilo de Carvalho. Desejamos força aos familiares, amigos e comunidade acadêmica neste momento de consternação.
16/8/2023
Reitoria da UFRJ