Adeus a Maria Bernadete Pacífico

Conselho Universitário lamentou assassinato da ativista e líder quilombola

Na última quinta-feira, 24/8, o Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da UFRJ, emitiu moção de pesar pela morte de Maria Bernadete Pacífico, mais conhecida como mãe Bernardete. Ela foi ialorixá, ativista e líder quilombola brasileira, assassinada. Foi líder da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos e líder do Quilombo Pitanga, em Simões Filho, na Bahia.

Leia moção na íntegra:

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, reunido em sessão de 24 de agosto de 2023, com tristeza, consternação e indignação, vem apresentar sua manifestação de pesar quanto ao assassinato da Yalorixá e Líder do Quilombo Pitanga dos Palmares, Mãe Bernadete Pacífico, ocorrido no último dia 17 de agosto, no município de Simões Filho, que integra a região metropolitana de Salvador (BA).

A morte dessa mulher negra, líder vinculada ao Movimento Negro e das Religiões de matriz Afro-Brasileiras irá se somar a tantas outras ocorrida nos últimos anos e que teve um aumento de 54%, segundo consta do mapa da violência, com dados relacionados aos anos de 2003 a 2013.

A UFRJ, como maior universidade federal do país, mantendo seu compromisso nas lutas antirracistas e contra todos os tipos de discriminação, não poderia se omitir quanto a esse fato triste e que chocou toda a sociedade brasileira, manifestando suas condolências para com os familiares e todas as pessoas que conviveram com Mãe Bernadete Pacífico em suas atividades de luta em prol do aprimoramento da nossa sociedade como um todo, para que nossa país se torne mais equânime de forma ampla e geral.