Direto da Reitoria

Reitoria da UFRJ recebe Conselho Indiano para Relações Culturais

Encontro foi primeiro passo na busca para estabelecer relações de parceria com o país

Na última segunda-feira, 7/10, a Reitoria da UFRJ, em companhia da Superintendência-Geral de Relações Internacionais, recebeu a visita do Conselho Indiano para Relações Culturais (Indian Council for Cultural Relations, ICCR, na sigla em inglês), representado por Jyoti Kiran Shukla. A reunião teve por objetivo iniciar o estabelecimento de relações entre a Universidade e o sistema educacional indiano. Nela, foram debatidas similaridades culturais entre o Brasil e a Índia, e foi apontada a importância da educação e das artes para a construção de uma cooperação internacional.

O ICCR é uma organização indiana ligada ao Ministério de Relações Exteriores que tem como objetivo participar da formulação de políticas e programas relativos às relações culturais externas da Índia.

“A presença do Consulado da Índia aqui na UFRJ entra na lógica de tentar estabelecer uma relação sul a sul efetiva que funciona. Que a gente possa trocar experiências e sobretudo mobilidade de servidores, técnicos-administrativos, estudantes de graduação e pós-graduação e também de docentes, para que a gente faça uma cooperação que tanto beneficie a Índia quanto a nós aqui na UFRJ”, afirmou o superintendente-geral de Relações Internacionais, Papa Matar Ndiaye.

Jyoti Shuklan salientou as semelhanças entre o Brasil e a Índia e a importância da construção de relações. “A Índia e o Brasil são bem próximos em termos de tradições familiares, valores democráticos e visão geral do mundo. Acho que nós temos uma grande conexão. Acredito que essa é uma grande oportunidade, que é o momento de conectar as pessoas através da arte, cultura e literatura”, disse.

Doutora Jyoti Kiran Shukla faz apresentação sobre a cultura Indiana  | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

“Foi um encontro extremamente produtivo para iniciarmos uma relação entre a UFRJ e as universidades indianas. A ideia é que a gente traga os nossos estudantes agora para uma palestra, para eles entenderem quais são as bolsas que a gente pode obter e quais as áreas de interesse”, afirmou a vice-reitora, Cássia Turci. O reitor, Roberto Medronho, completou: “Já estamos em contato com os Brics, como a Índia e a África do Sul, e também com a América Latina para ampliar nossas relações internacionais, dando prioridade ao Sul, mas sem prejuízo para o Norte”

Ao fim do encontro, Shuklan antecipou a intenção de realizar uma exposição com obras de artistas indianos na UFRJ, como um presente para reforçar as relações com a Universidade. Além do reitor, da vice-reitora e do superintendente-geral de Relações Internacionais, também estiveram presentes representantes do Centro de Letras e Artes (CLA/UFRJ), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Escola de Belas Artes (EBA), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (Ifcs) e do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ).

O reitor, Roberto Medronho, cumprimenta a doutora Jyoti Kiran Shukla  | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

*Sob supervisão do jornalista Victor França.