Direto da Reitoria

Encontro de reitores latino-americanos e caribenhos levou propostas ao papa Francisco

O reitor da UFRJ, Roberto Medronho, participou do evento na Itália, onde debateu temas como meio ambiente, migração, desemprego e tecnologia

Para discutir temas relacionados aos grandes desafios do mundo na atualidade, a exemplo de mudanças climáticas, crise hídrica e biodiversidade, desemprego e migração, tecnologia e tecnocracia, representantes de universidades latino-americanas e caribenhas estiveram reunidos nesta semana, em Roma, na Itália. A delegação brasileira foi formada por reitores de 41 universidades, entre eles, o reitor da UFRJ, Roberto Medronho.

Os temas tratados no encontro são baseados nas encíclicas Laudato si’ e Fratelli tutti, escritas pelo pontífice em 2015 e 2020, respectivamente. A Laudato si’ aborda os problemas ambientais que ocorrem na Terra (a casa comum) e propõe um paradigma de mudança para questões críticas, como as ambientais e as sociais. Já a outra encíclica dá continuidade à primeira e faz um chamamento para que a humanidade redescubra sua fraternidade universal e trabalhe em um projeto de desenvolvimento que promova a dignidade humana.

Durante o encontro, os reitores foram agrupados em equipes de trabalho, cada uma composta por três oradores. Em audiência com o papa Francisco, os dirigentes apresentaram quatro propostas de diálogo acadêmico regional , elaboradas ao longo das etapas anteriores do “Encontro entre Reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribenhas: Organizando a Esperança”. Na ocasião, os reitores e reitoras puderam fazer perguntas ao líder da Igreja Católica.

Segundo Roberto Medronho, o líder religioso respondeu a cada uma das questões e recebeu uma carta assinada por todos os reitores. O papa Francisco fez um apelo para que as instituições de ensino superior conversem com a juventude.

Para Francisco, os jovens têm direito a um cosmos equilibrado, e, por isso, ele fez críticas à cultura do consumo, às toneladas de plástico deixadas no mar e a todas as formas de degradação ambiental. O pontífice demonstrou grande preocupação com o extrativismo como uma das formas de agressão ao meio ambiente e geração de doenças. O evento foi promovido pela Red Universitaria para el Cuidado de la Casa Común (RUC).