Nota de Pesar

Adeus a Lydio Bandeira de Mello

Lydio se destacou por sua paixão pela arte e dedicação ao ensino.

A Reitoria da UFRJ expressa sua consternação pelo falecimento do professor e artista Lydio Bandeira de Mello, ocorrido na última terça-feira, 14/11. Nascido em 1929, em Leopoldina, Minas Gerais, Lydio se destacou por sua paixão pela arte e dedicação ao ensino.

Aos 17 anos, ingressou na Escola Nacional de Belas Artes (EBA). Lá, tornou-se monitor da cadeira de desenho de modelo vivo e assistente do pintor Marques Júnior (1887-1960). Conquistou o prêmio Viagem ao Estrangeiro, em 1961, que lhe permitiu explorar as técnicas dos antigos mestres europeus. Nesse período, pintou os afrescos da igreja de San Giacomo Maggiore, na cidade italiana de Poggio Bustone. Em 1951, aos 22 anos, iniciou sua carreira no magistério superior, tornando-se professor efetivo da escola de Belas Artes em 1965. Em 1964, a Universidade do Brasil lhe concedeu o título de notório saber.

A Reitoria lamenta a partida de Lydio Bandeira de Mello. Desejamos força aos familiares, amigos e comunidade acadêmica neste momento de consternação.

16/11/2023