Nota Oficial

Nota sobre atraso no pagamento de profissionais que prestaram serviços nos concursos públicos nº 490 e 491/2023

Reitoria reafirma que honrará todos os compromissos assumidos, assegurando que todos os trabalhadores recebam pelos serviços prestados

A UFRJ informa que, em virtude do déficit orçamentário, o pagamento dos profissionais que atuaram nos concursos públicos nº 490 e 491/2023 precisou ser postergado. A Reitoria reitera que noticiará assim que tiver um posicionamento em relação à data dos pagamentos.

Infelizmente, a recomposição orçamentária não foi suficiente para cobrir o desempenho das atividades dos concursos. O valor arrecadado com o pagamento das inscrições foi encaminhado à conta única da UFRJ e incluído no orçamento geral da Universidade. Contudo, mesmo com o valor arrecadado, a instituição não conseguiu cobrir as despesas fixas.

A situação financeira vivenciada pela instituição impõe  limitações, nos obrigando a eleger prioridades, que, se não forem executadas, causarão danos irreparáveis.

Elencamos, como exemplo, o pagamento de profissionais extraquadros e terceirizados, alimentação de estudantes e transportes para perícias médicas, além de provas de vida e trabalhos de campo.

Mediante a situação vigente, a Reitoria da UFRJ reafirma que honrará todos os compromissos assumidos, assegurando que todos os trabalhadores recebam pelos serviços prestados. Prioritariamente, os pagamentos a serem realizados pela instituição se darão da seguinte maneira:

• os terceirizados, pois estes não possuem nenhuma outra fonte de renda;
  • os restaurantes universitários para fornecimento da alimentação dos estudantes até o encerramento do ano letivo.

A Reitoria da UFRJ reafirma seu compromisso em garantir a valorização de seus servidores e, principalmente, lutar pela recuperação orçamentária, com vistas a cumprir com os verdadeiros pilares que garantem que a instituição continue a ser referência de qualidade no ensino público superior no Brasil.

1/11/2023