Direto da Reitoria

Homenagem ao mestre

Auditório de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) recebe o nome de Carlos Alberto Manssour Fraga, docente do CCS

Na semana passada, o auditório de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) foi nomeado em homenagem a Carlos Alberto Manssour Fraga, docente do Centro de Ciências da Saúde (CCS), que faleceu em maio deste ano. Altamente produtivo, Manssour esteve na lista dos pesquisadores mais influentes no mundo. Formado pela própria Universidade em 1988, atuou como professor desde 1996, passando pela Faculdade de Farmácia (FF) e pelo ICB.

A cerimônia de nomeação contou com a participação do reitor da UFRJ, Roberto Medronho, que versou sobre a contribuição de Manssour Fraga para o campo da ciência, pesquisa e extensão: “A maior homenagem ao seu legado é continuar a busca por excelência.”

No decorrer da formalidade, Carlos Alberto recebeu homenagens de seus colegas de profissão. Compareceram ao ato a decana em exercício do CCS, Russolina Zingali, a diretora do ICB, Patrícia Dias Fernandes, e a coordenadora do Programa de Pós-graduação de Farmacologia e Química Medicinal (PPGFQM), Lucienne Morcillo.

Durante o evento, também foi realizada a entrega do Prêmio Sérgio Henrique Ferreira às teses dos alunos da área de pesquisa. O estudante Lucas Franco foi contemplado pelo trabalho “Quimioteca do Lassbio: determinação da diversidade química e estudos de reposicionamento molecular”. Além disso, os estudantes Lauro Ribeiro e Tadeu Montagnoli foram laureados com menções honrosas.