Direto da Reitoria

UFRJ e Previdência Social encaminham parceria para beneficiar segurados do INSS

Ministro Carlos Lupi e reitor Roberto Medronho defendem ações federais em reunião no Rio de Janeiro

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Ministério da Previdência Social projetam ações integradas para beneficiar os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A parceria foi encaminhada, nesta segunda-feira, 12/8, durante reunião entre o ministro Carlos Lupi e o reitor da Universidade, Roberto Medronho, na sede da instituição de ensino, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Em uma troca de experiências sobre a área previdenciária, o ministro Lupi enfatizou a representatividade dos convênios federais para fortalecer o planejamento de curto, médio e longo prazos da pasta. “A excelência da UFRJ vai gerar contribuições fundamentais nos projetos de análise e qualificação dos regimes da Previdência Social, no processo de leilão da folha dos consignados, além de estimular a reinserção dos segurados do INSS”, afirmou ele, que estava acompanhado do superintendente do instituto, Marcos Fernandes.

De acordo com o ministro, pesquisas sobre o tema já estão sendo produzidas em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e a participação da UFRJ ampliará ainda mais a análise desses estudos. “São acordos de cooperação técnica que viabilizam a Previdência do amanhã. São investimentos que transformam a vida de mais de 40 milhões de brasileiros e a economia da maioria dos municípios”, acrescentou Lupi.

Professor titular da Faculdade de Medicina, Roberto Medronho ratificou o compromisso do governo de aprimorar a gestão para beneficiar a sociedade. “Maior instituição federal do país, nossa missão é formar cidadãos para transformar o mundo e disseminar conhecimento que transforme a vida da população. Para isso, buscamos parcerias. A nossa Universidade quer fazer mais para o país. Estamos à disposição do Ministério. Vamos reconstruir a nação”, declarou Medronho.