Categorias
Direto da Reitoria

Cerimônia concederá título de doutor honoris causa a pianista Arthur Moreira Lima

Um dos mais prestigiados pianistas da história do Brasil receberá o título em evento on-line, em 24/9

Arthur Moreira Lima, um dos mais renomados pianistas do Brasil e uma figura central na promoção da música clássica e popular brasileira, receberá na terça-feira, dia 24/9, às 14h, o título de doutor honoris causa, concedido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A cerimônia será on-line, e transmitida pelo canal da UFRJ no You Tube.  A indicação do músico para receber a honraria é fruto de uma iniciativa da Escola de Música e foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni).

Nascido no Rio de Janeiro em 16/7/1940, Moreira Lima iniciou sua trajetória musical cedo, destacando-se como um prodígio em concursos de piano desde 1949. Sob a orientação da mestra Lúcia Branco, ele conquistou notoriedade ao vencer aos nove anos o concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Em 1957, aos 17 anos, foi finalista do I Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro. Sua comovente apresentação lhe rendeu uma bolsa de estudos e um convite para estudar piano em Paris, além de uma segunda bolsa, autorizada diretamente pelo presidente da República, Juscelino Kubitschek, que acompanhou o concurso do camarote presidencial. 

Sua habilidade e sensibilidade musical o tornaram um dos mais respeitados intérpretes de Chopin no século XX, especialmente depois de, em 1965, ficar em segundo lugar no Concurso Chopin, em Varsóvia, na Polônia, um dos principais concursos de piano do mundo.

Recebeu ainda o terceiro prêmio no Leeds International Piano Competition, realizado em 1969, em Leeds, Inglaterra, e o terceiro prêmio no IV Concurso Internacional Tchaikovsky, realizado em 1970 em Moscou, capital da então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). 

Popularização

Ao longo da década de 1970, Moreira Lima estabeleceu-se em Viena, realizando uma carreira internacional que o levou a tocar com orquestras de renome em salas de concerto ao redor do mundo.

Mais do que um intérprete de música clássica, ele é um defensor fervoroso da cultura brasileira, promovendo a identidade musical do país e revitalizando compositores esquecidos.

Nos anos 1980, por exemplo, apresentou, na extinta TV Manchete, o programa Toque de Classe, levando grandes nomes da música erudita para a sala de milhões de brasileiros. No mesmo período, participou de De repente, espetáculo escrito por Millôr Fernandes.

Entre 2002 e 2018, levou a música erudita a mais de um milhão de pessoas, muitas delas assistindo a um recital pela primeira vez, em um projeto em que viajava pelo país apresentando-se em pequenas cidades, comunidades e aldeias, atingindo 500 localidades.

Arthur também atuou como gestor cultural, ocupando cargos como diretor da Sala Cecília Meirelles e vice-presidente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Sempre defendeu a importância da cultura brasileira e a necessidade de preservar e valorizar as tradições artísticas do país em face da globalização. 

Com uma carreira que abrange mais de seis décadas, Arthur Moreira Lima não apenas elevou o piano brasileiro em palcos internacionais, mas também promoveu uma reflexão profunda sobre a identidade cultural do Brasil.

Sua dedicação à música, tanto clássica quanto popular, o consagra como um dos grandes ícones da música brasileira contemporânea, um embaixador da arte capaz de unir e transformar vidas.

Serviço:

Cerimônia de concessão do título de doutor honoris causa a Arthur Moreira Lima.

Terça-feira, 24/9, às 14h

Transmissão pelo canal do You Tube da UFRJ.

Com informações da Escola de Música da UFRJ.