Direto da Reitoria

Comitiva da Universidade do Illinois visita a UFRJ

Instituição busca construir parceria de ensino e pesquisa com a Universidade

Uma comitiva de gestores da University of Illinois Urbana-Champaign (UIUC) visitou a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) nesta terça-feira, 8/10, para uma reunião voltada ao reconhecimento mútuo e à construção de parcerias. O objetivo é identificar oportunidades para que estudantes de graduação e pós-graduação da UFRJ possam estudar na instituição norte-americana, além de fomentar colaborações em pesquisas conjuntas entre as duas universidades.

“Nosso interesse em buscar a UFRJ vem da percepção de que o Brasil possui talentos essenciais para o desenvolvimento de áreas estratégicas que integram nossa agenda”, explicou o chanceler da UIUC, Robert J. Jones. Setores como alimentos, nutrição, engenharia, artes e ciências médicas estão entre aqueles com maior afinidade entre as duas instituições.

A UIUC é uma das maiores universidades públicas dos Estados Unidos e referência em pesquisa e ensino superior. Fundada em 1867, oferece mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação, com destaque nas áreas de engenharia, ciências da computação e ciências sociais. Além disso, a UIUC mantém colaborações com indústrias e empresas na região de Illinois, reforçando seu papel no avanço científico e econômico.

O reitor da UFRJ, Roberto Medronho, destacou as semelhanças entre as instituições, ambas públicas e comprometidas com o desenvolvimento de soluções que impactem positivamente suas sociedades. “Acredito que há grande potencial de cooperação entre nós. É importante salientar que essa parceria também deve considerar a inclusão social, já que atualmente 60% de nossos estudantes ingressaram via ações afirmativas”, afirmou.

Nos próximos meses, a Superintendência Geral de Relações Internacionais (SGRI/UFRJ) será responsável por estabelecer estratégias práticas de cooperação e incentivar a participação de professores e alunos da Universidade nos programas da UIUC.

A internacionalização é um dos pilares estratégicos para o desenvolvimento da UFRJ. No mais recente QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2025, que classificou a UFRJ como a 5ª melhor universidade da América Latina e a melhor entre as instituições federais brasileiras. O critério de maior destaque foi justamente sua inserção internacional, com uma pontuação de 99,8 em 100 pontos possíveis.