Categorias
Nota de Pesar

Adeus a Angela Maria Mendes Abreu

Docente da Escola de Enfermagem Anna Nery era referência internacional na prevenção do abuso de álcool e outras substâncias psicoativas

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lamenta, com profundo pesar, o falecimento da professora Angela Maria Mendes Abreu, ocorrido na manhã de quinta-feira, 19/12. Professora titular do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), Angela atuou brilhante e intensamente no ensino, na pesquisa e na extensão, sempre integrando graduação e pós-graduação. 

A professora era amplamente reconhecida por seu compromisso com a saúde pública, a saúde do trabalhador e a prevenção do uso e abuso de álcool e outras substâncias psicoativas. A dedicação dela marcou profundamente a trajetória acadêmica de seus alunos, colegas e da comunidade acadêmica.

Angela graduou-se em Enfermagem pela EEAN em 1980, concluiu o mestrado em 1997 e o doutorado em 2005, ambos pela mesma instituição. O pós-doutorado foi feito na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal, de 2014 a 2015. 

Desde 1994 ela integrava o corpo docente da escola, onde se consolidou como referência em ensino, pesquisa e extensão na área de álcool e trânsito. As pesquisas desenvolvidas pelo grupo liderado por Angela Abreu tiveram impacto nas políticas de redução de danos causados pelo abuso de álcool, incluindo a Lei Seca, no município do Rio de Janeiro. Nessa temática Angela foi uma pesquisadora com projeção internacional: membro do International Network on Brief Interventions for Alcohol Other Drugs (Inebria).

Na UFRJ, ocupou os cargos de diretora-geral do Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis (Hesfa), de 2001 a 2005; foi chefe do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública, de 2008 a 2011; coordenadora acadêmica do Núcleo de Atendimento ao Acidentado do Trânsito (Naiat), de 2009 a 2016; coordenadora acadêmica da Unidade de Atendimento a Pacientes com Problemas Relacionados ao Álcool e Outras Drogas (Uniprad), do Hesfa, de 2019 a 2024.

No trabalho, Angela foi uma professora companheira, com muito otimismo e alegria apoiava seus colegas e alunos. A UFRJ perde, assim, um de seus mais emblemáticos sorrisos, que a partir de agora estará guardado nos corações de quem a conheceu. A instituição solidariza-se com familiares e amigos, manifestando profunda gratidão pela relevante contribuição a esta Universidade.

O velório e a cremação da professora serão realizados no dia 21/12, das 9 às 11h, no Crematório São Francisco Xavier, Capela B Premium, no bairro do Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Com informações do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Nery.