Categorias
Nota de Pesar

Adeus a Sérgio Novis

Professor emérito da UFRJ teve atuação de excelência na neurologia clínica

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lamenta, com profundo pesar, o falecimento do neurologista e professor emérito da Faculdade de Medicina (FM), Sérgio Augusto Pereira Novis, no Rio de Janeiro, na quarta-feira, 12/12, aos 84 anos.

Reconhecido nacional e internacionalmente por sua atuação pioneira na neurologia clínica, Novis foi referência em áreas como acidentes vasculares encefálicos, esclerose múltipla e neuro-AIDS.

Natural do Rio, graduou-se em Medicina em 1963 pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e se especializou em neurologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 1964. A partir de 1975, tornou-se docente na UFRJ, onde desenvolveu longa carreira. 

A contribuição acadêmica de Novis foi notável, marcada pela extensa produção bibliográfica e orientação de dissertações de mestrado e teses de doutorado. A Universidade o reconheceu com o título de professor emérito em 2011.

O pesquisador participou ativamente de sociedades médicas, sendo membro titular da Academia Nacional de Medicina desde 1987. Lá ocupava a cadeira de número 2. Sérgio Novis também foi presidente da instituição entre 1989 e 1990.

Além do legado como educador e pesquisador, Novis marcou sua trajetória por um compromisso ético e humanista com a profissão médica. Foi homenageado em diversos congressos, recebeu o Troféu Coruja de Ouro, láurea máxima da Academia Brasileira de Neurologia, além de ter sido reconhecido como Membro Honorário Estrangeiro da Sociedade Francesa de Neurologia.

Sérgio Novis deixa esposa, três filhos, oito netos e um bisneto.