A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) reafirma sua posição oficial de que as vacinas contra a Covid-19 são seguras e eficientes, além de essenciais na redução dos casos graves e das mortes pelo coronavírus. A vacinação contra a Covid-19 desempenhou papel crucial para salvar milhões de vidas e ajudar a diminuir a propagação do vírus.
Em 30/1/2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a Covid-19 como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Ao longo daquele ano, mais de 190 mil indivíduos morreram no Brasil em decorrência da doença. Em janeiro de 2021, o país iniciou a vacinação contra o vírus. No ano passado, menos de 6 mil óbitos pela doença foram registrados.
O célere desenvolvimento e a oportuna disponibilização de vacinas para Covid-19, em momento tão crítico, representaram o resultado de anos de pesquisas utilizando tecnologias de ponta na área da vacinologia moderna. O impacto dessas vacinas na transformação do cenário pandêmico está robustamente documentado na literatura científica, tanto nacional quanto internacional. Somam-se ao efeito na redução da letalidade, a menor gravidade dos casos da doença e, subsequentemente, o impacto no decréscimo da incidência da Covid longa.
A UFRJ enfatiza a relevância da vacinação da população brasileira, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Vacinar-se é um ato de responsabilidade coletiva que não apenas protege o indivíduo, mas também contribui para a saúde e segurança de toda a comunidade.