Categorias
Direto da Reitoria

Atuação porta afora do Gabinete

Reitoria Itinerante da UFRJ visita FCC e CCMN, inserindo a comunidade universitária no debate e resolução dos desafios institucionais

Por Erica Gomes

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC), em Botafogo, e o Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), na Cidade Universitária, tiveram esta semana uma visita em comum. Trata-se do projeto Reitoria Itinerante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que periodicamente leva os integrantes do Gabinete até os centros e campi da instituição. Por meio da iniciativa, diferentes setores da comunidade acadêmica puderam acompanhar mais de perto o trabalho desenvolvido pela gestão universitária e expressar diretamente suas principais demandas. Além de maior transparência e de uma comunicação mais estreita, a visita também insere a comunidade no processo de resolução dos desafios institucionais. 

Foi isso que aconteceu na quarta-feira, 11/6, quando o projeto esteve no Salão Nobre do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), na Cidade Universitária. Enquanto a mesa era composta pelo reitor da UFRJ, Roberto Medronho; a vice-reitora, Cássia Turci; o decano do CCMN, Josefino Cabral Melo Lima; e a vice-decana, Walcy Santos, a plateia reunia representantes das pró-reitorias, da Prefeitura Universitária, dos alunos e de todas as unidades do referido centro, ou seja, os Institutos de Computação, Física, Geociências, Matemática, Química e o Observatório do Valongo. 

Desafios compartilhados, soluções coletivas 

Inicialmente, Medronho apresentou um breve diagnóstico da situação da Reitoria. A ênfase foi na situação orçamentária da UFRJ que, ao longo de 2025, estará com cerca de 69% dos recursos comprometidos apenas com despesas referentes a água, energia, limpeza e segurança. Também foram feitos apontamentos sobre os demais temas considerados prioritários, como os contratos terceirizados, a manutenção dos campi, as bolsas acadêmicas, os restaurantes universitários (RUs) e as funções gratificadas. 

 Equipe da Reitoria é recebida pela Decania do CCMN |  Foto: Erica Gomes  (SGCOM/UFRJ)

Pautas  do CCMN  

Cada um dos representantes das unidades do CCMN expressou as principais problemáticas e dúvidas, que têm urgência para serem solucionadas: problemas de infraestrutura; preocupações com o acervo do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); transporte para trabalho de campo; uso de equipamentos de grande porte; laboratórios; insuficiência de servidores técnico-administrativos em educação (TAEs); falta de candidaturas para cursos de licenciatura em Matemática; Programa de Gestão e Desempenho (PGD), entre outros. A maioria dos questionamentos foram esclarecidos, na hora, pelos integrantes do Gabinete envolvidos com a área citada. Um ou outro ponto exigiram uma checagem posterior para resposta.

Alunos são atualizados sobre ações de segurança e transporte no campus |  Foto: Erica Gomes  (SGCOM/UFRJ)

A representação estudantil também colocou dois assuntos, não só de interesse dos alunos, na pauta do Gabinete Itinerante: a segurança no campus da Cidade Universitária e a extensão do horário de circulação das novas linhas de ônibus, utilizadas principalmente pelos discentes que têm aulas noturnas. Tão logo feitas as reivindicações, o prefeito da UFRJ, Marcos Maldonado, trouxe atualizações sobre as ações, que já estão em andamento, e projetos em vias de implantação. 

Visita benquista 

Muitos dos presentes parabenizaram a Reitoria pela iniciativa desse encontro fora do Gabinete. Uma delas foi a diretora do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ), Angélica Dias. Ela ressaltou que diversas questões ganharam clareza, após a exposição:

“A apresentação foi excelente! Muitas das vezes temos alguns números, mas não conseguimos interpretar totalmente. Aqui pudemos ver a UFRJ em dados, contextualizando vários dos problemas que enfrentamos. Além disso, diante deste cenário crítico, também sentimos uma sinergia muito grande entre as pró-reitorias e a Reitoria em conduzir questões tão desafiadoras ”.

Projeto itinerante recebe elogios no CCMN  |  Foto: Erica Gomes  (SGCOM/UFRJ)

Vários dados citados na apresentação foram extraídos do Painel Estatístico produzido pela Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4), uma ferramenta que possibilita a consulta de diversas informações sobre servidores ativos e aposentados da Universidade. Segundo a vice-decana do CCMN, esse seria um dos exemplos de conquistas da UFRJ que não podem ser perdidas de vista, apesar das condições institucionais que ainda exigem medidas resolutivas. A colocação de Walcy Santos foi complementada por Cabral que, após os agradecimentos, finalizou reiterando um dos pontos discutidos durante a visita da  Reitoria Itinerante: 

“Como costumo dizer, a Universidade precisa ser mais universidade, no sentido literal do termo. Laboratórios, sonhos, desafios e soluções precisam ser compartilhados. Precisamos ter uma melhor comunicação entre nós e ter uma visão mais coletiva dos interesses da UFRJ.” 

Reitoria no FCC 

Reitoria Itinerante visita Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ  | Foto: Eneraldo Carneiro (FCC/UFRJ)

Na terça, 10/6, foi a vez do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ receber o Reitoria Itinerante. Na ocasião, os participantes puderam  aproveitar a visita de integrantes do Gabinete para tirar dúvidas, fazer perguntas e colocações. Muitas questões dos servidores foram esclarecidas pelos representantes das pró-reitorias e da Superintendência-Geral de Tecnologia de Informação e Comunicação (SG-TIC).

Gabinete representado no FCC pela vice-reitora, Cássia Turci | Foto: Eneraldo Carneiro (FCC/UFRJ)

A vice-reitora da UFRJ enfatizou a relevância da ação, que abre espaço para uma troca efetiva e direta com a comunidade acadêmica sobre os aspectos desafiadores enfrentados pela instituição. Cássia Turci frisou, ainda, que a equipe da gestão central universitária está avançando, a despeito de todas as dificuldades. Tanto que a agenda não deixou de ser cumprida, nem mesmo em meio a  uma situação crítica de segurança, que afetou vias de acesso à Cidade Universitária na data da visita. Apesar do incidente, no dia e horário marcados, os representantes da Reitoria, mais uma vez, montaram simbolicamente o Gabinete da UFRJ no Salão Nobre do FCC, na Zona Sul do Rio. 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.