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Direto da Reitoria

Reitoria Itinerante visita o Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé

Encontro abordou os desafios financeiros da Universidade e destacou a atenção da gestão às especificidades e demandas do campus no Norte Fluminense

Na sexta-feira, 27/6, o Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé (CM UFRJ-Macaé) recebeu o evento Reitoria Itinerante, que contou com a presença do reitor, Roberto Medronho, da vice-reitora, Cássia Turci, e do decano do CM UFRJ-Macaé, Irnak Marcelo Barbosa. O encontro, realizado no auditório do bloco B, também reuniu integrantes da comunidade universitária e representantes de diferentes setores da Administração Central, incluindo Pró-Reitorias, Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Prefeitura Universitária, Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação e Escritório Técnico da Universidade.

Durante sua fala, o reitor da UFRJ apresentou um panorama detalhado da situação orçamentária da Universidade, destacando a gravidade do cenário financeiro para o ano de 2025. Segundo os dados expostos, o orçamento discricionário da UFRJ sofreu retração significativa, e despesas obrigatórias como água, energia, segurança e limpeza representarão cerca de 69% de todo o orçamento disponível, evidenciando um quadro de forte restrição.

Medronho explicou que o déficit projetado para 2025 ultrapassa R$ 105 milhões, mesmo após suplementações e ajustes. Para enfrentar esses desafios, ele propôs ações de racionalização, como a redução do consumo de recursos, reestruturação da manutenção dos campi e análise para a substituição da frota atual por veículos elétricos. A implementação de cancelas automáticas, a ampliação do sistema de videomonitoramento e a implementação do Escritório de Projetos também foram mencionadas como medidas de melhoria da segurança e controle de gastos.

O reitor destacou ainda a necessidade de busca por fontes alternativas de financiamento, incluindo emendas parlamentares, editais do MCTI, parcerias com instituições como Petrobras, BNDES e países do Brics, e a utilização estratégica dos Custos Indiretos de Projetos (CIP). Além disso, abordou a necessidade de ampliar e reestruturar o número de funções gratificadas para garantir a sustentabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão nas unidades acadêmicas, sobretudo em campi descentralizados como Macaé e novas unidades da UFRJ.

A abertura de fala para a comunidade acadêmica do CM UFRJ-Macaé representou um dos momentos mais significativos desta edição do projeto Reitoria Itinerante. Estudantes, técnicos-administrativos e docentes participaram ativamente, apresentando perguntas, sugestões e questionamentos fundamentais para o fortalecimento do Centro. As manifestações trouxeram à tona demandas específicas da realidade local, como a construção do Restaurante Universitário, a relação com a Prefeitura de Macaé, a situação da cessão de terrenos e espaços, a distribuição disfuncional de vagas docentes, a melhoria das condições para a realização dos estágios e campos de prática na rede municipal de saúde, além da ampliação dos canais de acolhimento em saúde mental para os estudantes.

O evento contou com a presença das direções dos seis institutos que compõem o Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé: Instituto de Alimentação e Nutrição, Instituto de Ciências Farmacêuticas, Instituto de Ciências Médicas, Instituto de Enfermagem, Instituto Multidisciplinar de Química e Instituto Politécnico, que reforçaram a urgência da sua correta identificação nos documentos internos e formulários institucionais. O Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé e seus institutos foram oficializados na estrutura da UFRJ em 2021, mas seguem sem a devida identificação em diversos procedimentos da Universidade, gerando tanto problemas estruturais quanto de identidade e pertencimento.

A edição do Reitoria Itinerante no CM UFRJ-Macaé reforçou o compromisso da atual gestão da UFRJ com a transparência, o diálogo e a escuta ativa das demandas locais, sendo encerrado com agradecimentos do professor Roberto Medronho à comunidade de Macaé, reafirmando, assim, o papel do projeto como instrumento fundamental de integração entre a Administração Central e os diferentes campi da Universidade.

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