A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) comunica, com profundo pesar, o falecimento do professor José d’Albuquerque e Castro, na terça-feira (12/8).
O docente esteve à frente do Instituto de Física (IF/UFRJ) nos períodos de 2002 a 2006 e de 2010 a 2013, trabalhando incansavelmente para a construção do prédio sede do Instituto, na Cidade Universitária.
Doutor em Física Matemática pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine (Londres, 1981), o professor titular aposentado dedicou suas atividades de pesquisa ao estudo de propriedades magnéticas e de transporte de sistemas nanoestruturados. Também coordenou projetos de grande porte na área de Nanociência e Nanotecnologia.
José d’Albuquerque foi agraciado com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, destinada a premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições à Ciência e à Tecnologia.
No cenário internacional, coordenou o Centro Brasileiro-Argentino de Nanociência e Nanotecnologia (Cban), presidiu o Comitê Gestor do Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia (Prosul) e atuou como gestor na área de Nanociência e Nanotecnologia do Mecanismo de Integração e Coordenação Bilateral Brasil-Argentina (Micba).
Foi membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e representante brasileiro no Centro Latino-Americano de Física (Claf).
D’Albuquerque será lembrado por sua postura agregadora e pelo trato gentil e respeitoso com todos, além do bom-humor e da simpatia que demonstrava pelos corredores do IF.
A UFRJ solidariza-se com os familiares, amigos, colegas e estudantes neste momento de dor. O professor deixa um legado inestimável para a Universidade e o campo científico.
O velório e a cremação foram realizados nesta quarta-feira (13/8), no Cemitério São João Batista, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.