Nota de Pesar

Adeus a Aderbal Freire-Filho

Na UFRJ, diretor teatral atuou na Faculdade de Letras e Escola de Comunicação

A Reitoria da UFRJ expressa seu pesar pelo falecimento de Aderbal Freire-Filho, ocorrido na quarta-feira, 9/8.

Professor da Faculdade de Letras da UFRJ de 1986 a 2001, Aderbal Freire-Filho coordenou a comissão que criou o curso de Direção Teatral, da Escola de Comunicação. Foi membro do Conselho Diretor do Festival Ibero-americano de Teatro, de Cádiz, Espanha, de 1992 a 1999, e  conselheiro-diretor da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.

Ganhou os prêmios Molière, Golfinho de Ouro, Shell, Mambembe, APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), APTR, Florencio (no Uruguai), entre outros. Em 2009, recebeu a Ordem do Mérito Cultural, no grau de Cavaleiro. É autor de prólogos para edições de peças e estudos de teatro (Estudos sobre teatro, de B. Brecht, Ed. Nova Fronteira; Obras completas, de Nelson Rodrigues, Ed. Nova Fronteira; O amor do soldado, de Jorge Amado, Cia. das Letras, entre outros) e de artigos em revistas brasileiras e estrangeiras (Teatro e Storia, Universitá di Roma, Itália; 7 Caminos Teatrales, Universidad de Guanajuato, México; Revista Teatro Celcit, Buenos Aires, Argentina).

Na relação de seus espetáculos estão: Hamlet, Macbeth, As You Like It, Timon de Atenas (Shakespeare); Tio Vânia (Tchekhov); Casa de Bonecas (Ibsen); O Congresso dos Intelectuais e Na Selva das Cidades (Brecht); A Morte de Danton (Büchner); As Fenícias (Eurípides); e peças de muitos autores brasileiros, a exemplo de Nelson Rodrigues (Senhora dos Afogados), Oduvaldo Vianna Filho (Corpo a Corpo, Moço em Estado de Sítio, Mão na Luva, O Último Combate do Homem Comum), Alcione Araújo, Mário Prata, Roberto Athayde, Geraldo Carneiro, Leilah Assunção, Flávio Márcio, José Antonio de Souza, entre outros.

Encenou os romances A Mulher Carioca aos 22 Anos (João de Minas); O que Diz Molero (Dinis Machado); O Púcaro Búlgaro (Campos de Carvalho) e Moby Dick (Melville). Entre suas peças encenadas: O Tiro que Mudou a História (parceria com Carlos Eduardo Novaes); No Verão de 96…; Xambudo; Isabel; Cãocoisa e a Coisa Homem; Depois do Filme.

Deixou um legado de trabalho e dedicação às Artes e Humanidades.

14/8/2023