Nota de Pesar

Adeus a Lucia Maria França Siano

Professora atuou na Faculdade de Educação da UFRJ

Foi com pesar que a Reitoria da UFRJ teve ciência do falecimento da professora Lucia Maria França Siano, ocorrido na última segunda-feira, dia 21/8, em Vitória, no Espírito Santo.

Ela atuou entre 1981 e 1998 na Faculdade de Educação (FE) da UFRJ, onde foi professora do Departamento de Administração Escolar e também chefe desse departamento.

Na Universidade, exerceu ainda as seguintes funções: foi presidente da Comissão de Ensino e Títulos do Conselho Universitário (1988-1991); membro da Comissão de Avaliação do Projeto Uma Nova Política para o Ensino Superior, elaborado pelo MEC, representando a UFRJ (1991); e, finalmente, chefe de gabinete da Reitoria e assessora do reitor da UFRJ (1994-1998).

Nesta última função, fez um trabalho de integração significativa, tendo em vista sua habilidade de absorver a amplitude e a complexidade do trabalho na Universidade.

Atuou, profissionalmente, também na Fundação Universitária José Bonifácio, como chefe de gabinete (2012-2017); na Universidade Castelo Branco, na assessoria do reitor (1999/2011); na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), como professora assistente (1980-1994); e na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), como professora assistente (1972-1981).

Natural de Cachoeiro do Itapemirim (ES), onde desenvolveu os estudos até o ensino médio, Lucia era graduada em Pedagogia pela Ufes e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

A Reitoria da UFRJ lamenta o falecimento da professora Lucia e deseja força aos familiares e amigos neste momento de tristeza.

22/8/2023