Direto da Reitoria

Vice-reitora representa a UFRJ na Suíça

Em evento internacional que discutiu Educação Superior para a Cidadania Global, Cássia Turci apresentou números da instituição

A vice-reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cássia Turci, representou a instituição na 16ª Assembleia Geral e 13º Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (Gcub), em Genebra, na Suíça, na sexta-feira, 27/10. O evento discutiu o tema Educação Superior para a Cidadania Global e contou com a participação de palestrantes nacionais e internacionais em apresentações de pesquisas e debates envolvendo o desenvolvimento da educação superior e da cidadania global.

O seminário internacional abordou quatro eixos principais:

1. O papel da educação superior na garantia da igualdade social, justiça e equidade.
  2. Refugiados, migrantes e apátridas na universidade: compartilhando experiências.
  3. Transformando a universidade para promover a cidadania global.
  4. A contribuição das universidades para a consecução da sustentabilidade.

Em debate sobre a contribuição das universidades para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Turci apresentou as ações da UFRJ a fim de educar cidadãos globais. A vice-reitora também apresentou a instituição e seus números, o papel da Universidade na formação de uma sociedade justa e igualitária e a importância da capacitação integral do estudante, que atua como força transformadora.

Com  Turci também participaram da mesa o professor Padmanabhan Seshaiyer, da George Mason University (Estados Unidos); Galo Naranjo, reitor da Universidad Tecnica de Ambato – UTA (Equador); Gulnar Mukhametkaliyeva, da Al Farabi Kazakh National University (Cazaquistão); Paulo Cesar Miguez de Oliveira, reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba); e Valder Steffen Júnior, reitor da Universidade  Federal de Uberlândia (UFU), que foi o moderador.

Nesta edição, o Gcub comemorou 15 anos de atuação e realizou o evento em parceria com a Université de Genève (Unige) e a International School of Geneva (Ecolint). Na próxima, em 2024, a vice-reitora irá compor a comissão organizadora do encontro.

Fundado em 2008, o Gcub é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. Tem programas e projetos destinados a estudantes de graduação e de pós-graduação, a pesquisadores e professores. Com a UFRJ, é composto por 89 universidades brasileiras.