Direto da Reitoria

Dias de Brasil na Rússia

Evento acadêmico realizado em Moscou aproxima os povos pela obra de Liev Vigotski

A Universidade Estatal para Humanidades (RGGU – Moscou/Rússia), em parceria com a Embaixada Brasileira em Moscou, realizou, entre 20/5 a 30/5, o evento Dias do Brasil, envolvendo pesquisadores russos e brasileiros de diferentes áreas das ciências humanas. A delegação brasileira contou com professoras Priscila Nascimento Marques (Departamento de Letras Orientais e Eslavas/Setor de Russo) e Andrea Belfort (Departamento de Letras Vernáculas/ Setor de Português Língua Estrangeira), da Faculdade de Letras da UFRJ,

Durante os 10 dias de evento, as pesquisadoras trocaram diversos conhecimentos relacionados à arte, ao cinema, à música e à história dos dois países. Na ocasião, a professora. Priscila Marques entregou a publicação do trabalho de própria autoria, da tradução da obra Liev S. Vigotski: escritos sobre arte. Vigotski foi um dos fundadores da psicologia histórico-cultural. O livro reúne textos traduzidos diretamente do russo para o português, que circularam originalmente em jornais e revistas do período pré e pós-Revolução de 1917, na cidade de Gomel, e, em parte, jamais foram republicados.
A professora Andrea  Belfort (vice-líder do  Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola de Vygotsky – NUVYLA) entregou a obra Arquitetônica social escolar: Vygotsky, Bakhtin e Bernstein. Espaços, discursos, artefatos e suas relações de poder e controle, de autoria do professor  Adolfo Tanzi Neto (Líder do grupo de pesquisa NUVYLA/ CNPq) para compor o acervo da biblioteca da universidade, ampliando as relações acadêmico científicas, sobretudo, no que tange à obra do soviético Liev Semionovitch Vigotski, que veio a ser descoberto pelos meios acadêmicos ocidentais muitos anos após a sua morte, que ocorreu em 1934, por tuberculose, aos 37 anos.