Categorias
Direto da Reitoria

Fórum dos Reitores faz carta de solidariedade ao reitor da UFF

Ausência do professor Nóbrega em audiência pública gerou críticas de parte da comunidade acadêmica e episódios de violência

Os reitores e reitoras do Fórum dos Reitores das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (Friperj) redigiram uma carta de apoio e prestando solidariedade ao reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), professor Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega. No último dia (18/6), em audiência pública para discutir o orçamento da Universidade Federal Fluminense (UFF), o reitor e o vice não compareceram e foi representado pelo pró-reitor de orçamento, Júlio Cesar Andrade. A audiência terminou com acusações de agressões físicas entre estudantes e seguranças. 

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFF (Sintuff) criticou ausência do reitor da instituição. “A ausência de Antonio Claudio, sem qualquer aviso prévio, causou descontentamento, frustração e protestos. Diversos estudantes se deslocaram de outros municípios para participar da atividade, e contavam com a presença do gestor máximo da universidade. O fato de a TV Universitária da UFF não montar estrutura para transmitir ao vivo a audiência reforçou que a reitoria não deu importância à reunião”. 

De acordo com a assessoria de Comunicação da UFF, os estudantes mantiveram o  pró-reitor de orçamento retido dentro do auditório exigindo a presença do reitor Antônio Nóbrega. Após cerca de 30 minutos de bloqueio, o DCE da UFF abriu as portas mas os estudantes continuavam a acusar a reitoria de boicotar a audiência, mesmo com a instituição fornecendo transporte para o evento. Depois da confusão, os estudantes ocuparam o Centro de Artes da UFF.

A Assessoria da UFF também divulgou uma nota, repudiando os graves episódios de violência e desrespeito por parte de alguns estudantes presentes na audiência.

Leia aqui a íntegra da carta.