Direto da Reitoria

Nossa UFRJ faz 104 anos

Cada dia mais diversa, inclusiva e igualitária. Universidade tem importante papel na educação e no desenvolvimento do Brasil, do mundo e das muitas vidas que fazem parte dela.

Neste dia 7 de setembro de 2024, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ completa 104 anos de existência.
A data de aniversário é sempre uma oportunidade para fazermos um balanço dos desafios do presente e, principalmente, projetarmos o papel que queremos ter no futuro do país.
Primeira Universidade do Brasil, criada em 1920 pelo presidente Epitácio Pessoa com o nome “Universidade do Rio de Janeiro”, reunia três escolas de formação superior: a Escola de Engenharia, a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Direito. A essas unidades iniciais somaram-se em seguida a Escola Nacional de Belas Artes e a Faculdade Nacional de Filosofia.
Além da excelência na formação superior, conquistou uma posição central para o desenvolvimento econômico e social do país, a partir da excelência no ensino, pesquisa e extensão.
Nos últimos anos, a UFRJ cresceu, tornou-se mais diversa, inclusiva e igualitária.
A UFRJ, maior universidade federal do país, continua e continuará exercendo seu importante papel na educação e no desenvolvimento do Brasil, do mundo e das muitas vidas que fazem parte dela.