Direto da Reitoria

Arthur Moreira Lima recebe título de doutor honoris causa pela UFRJ

Em cerimônia híbrida, músico foi reconhecido por sua excelência artística e papel na popularização da arte

O pianista Arthur Moreira Lima recebeu na tarde desta terça, 24/9, o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O músico, um dos mais laureados artistas brasileiros de todos os tempos, desenvolveu uma sólida carreira de mais de sete décadas dedicadas ao piano, transitando entre o erudito e o popular, entre as grandes salas de concerto e os espaços abertos em periferias e no interior, no Brasil e no exterior.

Durante a cerimônia, o professor de piano da Escola de Música da UFRJ Giulio Draghi destacou pontos fundamentais da carreira de Moreira Lima, reforçando seu papel crucial na história da música brasileira desde os nove anos, quando venceu seu primeiro concurso de piano, até a maturidade, quando viajou o Brasil em um caminhão-palco, apresentando-se em comunidades e regiões sem acesso aos concertos de piano e à música erudita. “A sua indicação para receber esta homenagem ocorreu da forma mais natural possível. Nada mais nos resta do que divulgar, apreciar e aplaudir uma vida artística tão intensa, tão despojada e tão generosa quanto a de Arthur Moreira Lima”, completou Draghi.

O reitor da UFRJ, Roberto Medronho, destacou o papel fundamental do pianista na valorização e difusão da música no Brasil. “Moreira Lima é um artista na concepção integral da palavra. Ele está onde o povo está. Levando grandes compositores de música clássica para aqueles que não têm acesso às grandes salas de concerto, e levando para as grandes salas compositores populares”, comentou.

Acompanhando de sua casa a cerimônia, realizada de forma híbrida, Moreira Lima repassou ao neto e também pianista Francisco Moreira Lima Pereira Lira a função de representá-lo na UFRJ. Em vídeo de agradecimento, disse: “A essa altura da vida, não sei se eu sou merecedor dessa homenagem. Deixo a resposta dessa pergunta para aquelas pessoas que ouvirem meus discos”.