Categorias
Direto da Reitoria

Ministro da Saúde da Itália visita UFRJ e destaca multidisciplinaridade da instituição

Objetivo da visita foi propor novas parcerias e reforçar laços acadêmicos entre Brasil e Itália

Uma comitiva de representantes da Itália visitou a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na sexta-feira, 1º/11. Liderado pelo ministro da Saúde italiano, Orazio Schillaci, o grupo visitou a Faculdade de Medicina e o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) e em seguida foram recebidos pela vice-reitora, Cassia Turci.

Participaram ainda da visita o conselheiro diplomático do Ministério da Saúde italiano, Gabriele Altana, e o diretor de Relações Internacionais, Sergio Iavicoli, além do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e do cônsul-geral da Itália no Rio de Janeiro, Massimiliano Iacchini. Também acompanharam a comitiva a secretária de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Claudia Mello, e o adido econômico do consulado, Pietrino Cadoni.

O ministro da Saúde destacou o papel multidisciplinar da UFRJ. “Vendo os números da Universidade, percebo que ela tem muitas similaridades com as maiores universidades italianas, e pude perceber a multidisciplinaridade da universidade, com muitos cursos que dialogam entre si. No mundo de hoje, é fundamental que a universidade atue de forma multidisciplinar”, disse Orazio Schillaci.

“Nós temos muitos problemas de infraestrutura, mas, apesar de tudo, nossa Universidade está avançando muito”, destacou a vice-reitora Cassia Turcci, comentando o crescimento expressivo da instituição. Nos últimos dez anos, a UFRJ dobrou o número de vagas em cursos de graduação e pós-graduação, além de ampliar a diversidade de pesquisas e formações oferecidas em praticamente todas as áreas do conhecimento.

Comitiva de autoridades da Itália e do Brasil se reuniu na UFRJ | Foto: Moises Pimentel (SGCOM/Divulgação)

Cooperação

A UFRJ desenvolve uma série de ações de cooperação com instituições italianas em várias áreas do conhecimento, como a química e as letras. A ideia é que a partir do encontro institucional essas parcerias se intensifiquem e se institucionalizem. “É fundamental a ampliação da nossa cooperação acadêmica, já que a relação cultural entre Brasil e Itália é intensa e histórica”, comentou o embaixador Alessandro Cortese.

Massimiliano Iacchini destacou o grande interesse dos estudantes da UFRJ pela língua e cultura italianas: “Sempre colaboramos e oferecemos apoio à Universidade no que for possível, e temos observado um notável interesse dos alunos, especialmente em relação à língua e à cultura italianas. Todos os anos, durante a Semana da Língua Italiana, notamos uma participação significativa e bastante engajada por parte dos estudantes”, afirmou.