Categorias
Direto da Reitoria

Marcos Roberto da Silva Borges recebe título de professor emérito

Docente desempenhou papel histórico na fundação do Instituto de Computação

Na quinta-feira, 7/11, o professor do Instituto de Computação (IC) Marcos Roberto da Silva Borges recebeu o título de professor emérito, honraria atribuída aos docentes aposentados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que, ao longo de sua carreira, prestaram serviços de excepcional relevância à Universidade.

Durante a cerimônia, a vice-reitora da UFRJ, Cassia Turci, destacou o comprometimento do docente com o serviço público: “O professor Marcos Borges reflete tudo aquilo que a gente deseja de um servidor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ser um servidor público é servir realmente à população, contribuir para que a gente tenha um país menos desigual, e o professor Marcos Borges é alguém que dedicou a vida profissional a construir uma sociedade melhor”, disse.

Para o reitor, Roberto Medronho, a honraria não apenas celebra o professor, mas também enaltece a própria Universidade.“Quando conferimos um título de professor emérito a alguém com um biografia como esta, entendemos que não apenas prestamos uma homenagem, mas a própria Universidade se sente honrada por ter em seu corpo social pessoas com uma carreira tão brilhante”, afirmou.

A homenagem também celebrou o papel fundamental do professor Borges na fundação do IC da UFRJ, que iniciou suas atividades em 2021, e sua inestimável contribuição ao ensino, à pesquisa e à extensão na área de informática, formando gerações de profissionais que impactaram o setor no Brasil e no mundo, tanto no universo acadêmico, quanto no mercado e na administração pública. “Eu quero ser mais conhecido pelo sucesso dos meus alunos, do que pela minha contribuição pessoal”, resumiu o homenageado em seu discurso de agradecimento.

Marcos Borges é o primeiro professor emérito do Instituto de Computação (IC) | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

O homenageado

Marcos Roberto da Silva Borges é engenheiro eletricista formado pela UFRJ (1975), com mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Coppe/UFRJ (1981) e doutorado em Sistemas de Informação pela University of East Anglia, na Inglaterra (1986). Ao longo de sua carreira, realizou pós-doutorado na Santa Clara University, nos EUA (1994-1996), e foi professor visitante em diversas instituições renomadas, como a Universidade de Paris VI e a Universidade Politécnica de Valência. 

Seu extenso legado acadêmico abrange áreas como Banco de Dados, Engenharia de Software e Sistemas Colaborativos, com contribuições relevantes tanto no ensino quanto na orientação de profissionais de destaque. Como pesquisador, Borges acumulou importantes reconhecimentos, como a bolsa de Produtividade em Pesquisa 1-D do CNPq e o título de Cientista do Nosso Estado pela Faperj. Além disso, foi pioneiro na promoção da integração entre extensão, ensino e pesquisa, e fundou grupos e conferências internacionais na área de Sistemas Colaborativos. 

Cerimônia de concessão de título de professor emérito ao Marcos Roberto da Silva Borges | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Leia aqui o perfil do professor Marcos Roberto da Silva Borges