Categorias
Direto da Reitoria

Consuni da UFRJ aprova título de doutora honoris causa a Benedita da Silva

Deputada tem importante trajetória de militância em relação à inclusão social da população em vulnerabilidade social, sobretudo mulheres e negros

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aprovou, em reunião na manhã de quinta-feira, 14/11, a concessão de título de doutora honoris causa à deputada federal e ex-governadora do Rio de Janeiro Benedita da Silva. A iniciativa de concessão do título foi do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos – Suely Souza de Almeida (Nepp-DH) e foi aprovada por aclamação pelo conselho superior da UFRJ.

Benedita, nascida em 26/4/1942, no Rio de Janeiro, é uma política brasileira com a trajetória marcada pela defesa dos direitos sociais, especialmente das minorias e populações marginalizadas. Nasceu na antiga favela da Praia do Pinto e, antes de ingressar na política, trabalhou como empregada doméstica, engajando-se como liderança comunitária na comunidade Chapéu Mangueira.

Iniciou a carreira política em 1982, quando foi eleita a primeira vereadora negra da cidade do Rio e uma das primeiras do Brasil. Em 1986, tornou-se a única deputada federal negra do país, consolidando sua atuação no campo dos direitos humanos e da inclusão social durante a assembleia constituinte. Teve papel importante na inclusão dos direitos das minorias na Constituição de 1988.

Ao longo da carreira, Benedita da Silva ocupou diversos cargos de destaque, incluindo o de governadora do Rio, entre 2002 e 2003, e ministra da Assistência e Promoção Social, entre 2003 e 2006. Como deputada federal, tem sido uma voz ativa na luta por políticas de combate ao racismo, pela defesa dos direitos das mulheres e na promoção da igualdade de oportunidades para as populações mais vulneráveis.

Nas próximas semanas a UFRJ e a homenageada deverão definir a data para a outorga do título a Benedita da Silva.