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Direto da Reitoria

Nomeação de mais de 450 servidores em 2024 fortalece a estrutura da UFRJ

Está em andamento a seleção de 288 novos docentes, enquanto um novo edital para técnicos administrativos é planejado

Um dos desafios enfrentados pela UFRJ em 2024 foi a recomposição de sua força de trabalho. Após anos de restrições para a contratação de novos servidores, mais de 450 profissionais foram integrados às diversas áreas da Universidade. Por ser a maior instituição federal de ensino superior do país, esse é um processo contínuo: um dos maiores concursos para professores da história da UFRJ deve reforçar salas de aula e laboratórios, enquanto uma nova seleção para técnicos administrativos está em estudos.

Com 70 mil alunos, 172 cursos de graduação e 132 programas de pós-graduação stricto sensu, a reposição constante de servidores é essencial para garantir a qualidade no atendimento à comunidade acadêmica e manter a excelência em ensino, pesquisa, extensão e assistência em saúde. Nos últimos anos, no entanto, essa tarefa enfrentou grandes desafios. “A Universidade tem sofrido com um déficit significativo no quadro de servidores devido à extinção de cargos, restrições impostas por decretos e vacâncias”, explica Rejane de Barros, coordenadora de Dimensionamento e Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4).

A pandemia de covid-19 agravou ainda mais essa situação, justamente em um momento em que os serviços oferecidos pela UFRJ se tornaram ainda mais indispensáveis. “Durante a pandemia, os concursos precisaram ser suspensos, o que acentuou a necessidade de preenchimento de vagas. Apenas no final de 2022 a Universidade retomou a nomeação de novos servidores”, complementa Rejane.

Desde então, novos concursos foram realizados, permitindo uma recuperação significativa do quadro funcional. Em 2023, dois importantes processos seletivos para servidores técnico-administrativos foram organizados, e os aprovados tomaram posse ao longo de 2024.

Ao todo, 444 profissionais foram nomeados para a carreira de técnico administrativo em educação (TAE); desses, 247 ocupam cargos de nível superior nas mais diversas áreas. São novos músicos para a Orquestra Sinfônica da UFRJ, engenheiros e arquitetos para o Escritório Técnico Universitário (ETU), além de médicos, enfermeiros, odontologistas, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e farmacêuticos para o Complexo Hospitalar e de Saúde (CHS), para citar alguns exemplos. Também foram contratados produtores culturais, administradores, economistas, advogados, pedagogos, biólogos, bibliotecários e outros tantos profissionais que agora atuam em praticamente todos os órgãos da Universidade.

Uma dessas novas servidoras é Luiza de Oliveira Botelho, técnica em assuntos educacionais lotada no Instituto de Física (IF). “Fui aluna de duas grandes universidades públicas e a vida universitária sempre me fascinou. Os aprendizados e experiências que tive foram fundamentais não apenas para minha formação profissional, mas também cidadã. A Universidade Pública promoveu transformações inenarráveis na minha vida: conhecimentos diversos, uma nova forma de ser, de pensar e agir, sempre de forma ética e democrática. Diante disso, a ideia de ser servidora de uma instituição de excelência, como a UFRJ, foi ganhando espaço em meus objetivos pessoais”, conta a servidora.

“Atualmente, estou tendo a oportunidade de fazer pelos alunos e pelos professores o que um dia foi feito por mim quando estudante: contribuir para que as atividades acadêmicas ocorram sempre em alto nível”, explica Luiza, que ressalta a importância do trabalho dos servidores técnico-administrativos. “Todo o suporte administrativo, técnico e operacional essencial para o funcionamento da Universidade é dado pelos TAEs. Todos os serviços burocráticos, do mais simples ao mais complexo, passam por nós: da simples iluminação de uma sala de aula até o suporte em grandes acordos acadêmicos. Se há projeto de pesquisa em andamento, eventos de extensão acontecendo, laboratórios e salas de aula equipadas é porque os TAEs se mobilizaram para que todo o ambiente esteja propício para o aprendizado”, completa.

Luiza de Oliveira Botelho, técnica em assuntos educacionais empossada em agosto de 2024 | Foto: Arquivo Pessoal

Reforço

No nível médio, outros 195 servidores foram contratados, e a demanda foi tão alta que toda a lista de aprovados, incluindo o cadastro de reserva, foi convocada. Ainda assim, a necessidade de reposição permanece. Para atender essa demanda, 20 aprovados no concurso da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) para o cargo de assistente administrativo puderam assumir na UFRJ.

Para receber tantos rostos novos, a PR-4 criou o “Integra Minerva – Introdução ao Trabalho na UFRJ”, um ciclo de formação de cerca de duas semanas que faz parte das atividades iniciais dos servidores recém-empossados. “O curso fornece essa formação básica para o servidor que está chegando na UFRJ, destacando a importância do serviço público e o seu papel enquanto servidor público no momento de reconstrução do Estado brasileiro”, explica Rejane.

A formação aborda também aspectos históricos da UFRJ e de seu funcionamento cotidiano, considerando o tripé ensino, pesquisa e extensão e indicando caminhos a serem percorridos para o desenvolvimento do servidor e a qualidade do serviço oferecido à sociedade. “O curso contribui para valorizá-lo e colocá-lo como protagonista do cuidado e responsabilidade com a coisa pública”, completa a coordenadora de Dimensionamento e Desenvolvimento de Pessoal.

Professores

A recomposição do quadro de docentes efetivos também está em curso. Ao longo deste ano, 20 novos docentes foram empossados, e em janeiro de 2024 foi lançado o edital para uma das maiores seleções de professores da UFRJ nas últimas décadas: são 288 vagas, em todas as áreas do conhecimento. A estratégia de organizar a seleção de novos professores em um único edital – e não de forma fragmentada em cada unidade, como ocorre usualmente – possibilita uma melhor adoção de ações afirmativas. Apenas neste edital, serão selecionados 58 docentes por meio de ações afirmativas para pessoas negras e 15 em ações de inclusão de pessoas com deficiência, como determina a legislação.

Em função das especificidades da seleção de professores do ensino superior, cada vaga segue um cronograma próprio, a cargo da comissão formada na própria unidade de ensino. Assim, ao longo do próximo ano, à medida que as seleções forem sendo concluídas, esses docentes iniciarão suas atividades.

Em 2025, também deve continuar a reposição dos cargos técnico-administrativos, tanto pelo concurso realizado em 2023, que continua válido, quanto pela possível realização de novos certames, sobretudo para cargos com alta demanda e nos casos em que o cadastro de reserva já foi totalmente, ou quase totalmente, convocado. “Dando continuidade ao preenchimento de vagas e considerando o levantamento de necessidade de pessoal pelo Programa de Dimensionamento (Prodim), a PR-4 encontra-se em fase de estudo para elaboração de um novo edital”, explica Rejane de Barros.