Sustentabilidade – termo cada vez mais discutido em todas as esferas da nossa sociedade. Alcançar a sustentabilidade nas suas atividades mostra-se como um imenso desafio para a sociedade moderna. As universidades como centros de ensino e pesquisa possuem papel crucial no enfrentamento desse desafio, pensando em soluções e as avaliando para o desenvolvimento sustentável. Como ambiente de inovação, o campus universitário representa também um espaço propenso à implementação de soluções inovadoras, protótipos tecnológicos e ferramentas de gestão.
No seu Plano de Logística Sustentável, a UFRJ reporta seu desempenho, assim como suas iniciativas no campo da sustentabilidade. Vale notar que as atividades da UFRJ são espalhadas, no Rio de Janeiro, em dois campi e várias unidades isoladas, incluindo um complexo hospitalar e o Fórum de Ciência e Cultura, além dos campi externos de Duque de Caxias e Macaé. Devido à extensão dos espaços ocupados, quantidade de pessoas que circulam nas unidades e diversidade das atividades, a estrutura da instituição assemelha-se à de um município de médio porte. Essa comparação sublinha, ao mesmo tempo, a importância da aplicação de ferramentas de gestão ambiental na Universidade e o desafio encontrado na sua implementação.
Nesta primeira publicação do PLS – UFRJ, a instituição apresenta um diagnóstico detalhado em áreas-chave para a gestão sustentável:
Metas e planos de ação para a contínua melhora dos indicadores aqui apresentados poderão ser consultados nas futuras edições do PLS da Universidade.