Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lança o Programa Pró-Integridade
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou, em 02.05.2023, o Pró-Integridade. O programa de integridade do MGI tem a finalidade de implementar um conjunto de práticas e mecanismos institucionais para prevenir, detectar e corrigir posturas ofensivas à diversidade, desvios éticos, irregularidades, fraude e corrupção.
Além de contribuir para a prevenção e a mitigação de vulnerabilidades associadas a riscos de desvios éticos, irregularidades e corrupção, o Programa de Integridade do Ministério da Gestão vai promover a diversidade junto a servidores e servidoras por meio de conceitos, fundamentos, processos de letramento a respeito de condutas sexistas, racistas, capacitistas ou que conduzam a outras formas de discriminação e assédio.
Com o Pró-Integridade, o MGI pretende ainda promover o compartilhamento de boas práticas com órgãos, entidades, fundações, autarquias e demais partes interessadas para o aprimoramento da gestão do risco à integridade nas organizações públicas.
Nessa ocasião, a Sra. Ministra de Estado Esther Dweck assinará a portaria de instituição do Programa e também o evento contará com a presença da Alta Administração da CGU, AGU e Comissão de Ética Pública, em razão da celebração do dia nacional da Ética e do dia Nacional de Combate ao Assédio Moral.
A participação presencial observará a ordem de chegada e a capacidade do auditório. O evento também será transmitido virtualmente por meio do canal do MGI no youtube pelo link: https://www.youtube.com/@gestaogov_br
CGU publica ferramentas de apoio aos trabalhos de integridade de órgãos e entidades públicos federais
A Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC), lançou dia 16/12 o Portal das UGIs, ferramenta que busca dar suporte à atuação das Unidades de Gestão da Integridade (UGIs) do Poder Executivo federal, que fazem parte da estrutura de todos os órgãos e entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional. O Portal reúne, em um único local, conteúdos de utilidade para o trabalho das UGIs, como informações sobre o Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo Federal (Sipef), estudos e avaliações, além de painéis e ferramentas para o monitoramento da gestão da integridade no órgão ou entidade.
Entre os recursos do Portal UGIs, está o Sistema Pietra, sigla para o Sistema de Produção de Informações Estratégicas para Tratamento de Riscos pelo Agente Público, que tem o objetivo de fornecer dados e informações para auxiliar na mitigação de vulnerabilidades que possam afetar a integridade. O acesso ao Pietra, exclusivo às UGIs, será concedido após definição, por parte do órgão central, de quais atividades e processos, sob gestão da UGI, utilizarão as informações disponíveis no sistema. Todas as consultas são monitoradas e devem ser realizadas de forma motivada.
OCDE publica versão em português do Manual de Integridade Pública
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), com apoio da Corregedoria Geral da União (CGU), publicou a versão em português do seu Manual de Integridade Pública.
O Manual faz parte de uma série de medidas da OCDE para ajudar os governos na luta contra a corrupção. A proposta é explicar os 13 princípios da “Recomendação sobre Integridade Pública” e identificar os desafios à sua implementação.
Acesse, confira e utilize!
Combate à Corrupção: I Encontro de Contadores e Controladores do Setor Público
Em celebração ao Dia Internacional do Combate à Corrupção, comemorado em 9 de dezembro, o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE) e Escola Superior de Controle Interno (ESCI) se reuniram para realizar o Primeiro Encontro de Contadores e Controladores do Setor Público do Rio de Janeiro (I ECCSP).
O evento acontecerá no dia 8 de dezembro, a partir das 8h15, no auditório Machado Guimarães, da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro.
Com uma programação focada na rede de controle da gestão e fiscalização das políticas públicas, a iniciativa promove a integração entre contabilidade e controladorias do setor público do Rio de Janeiro, além de trazer reflexões sobre a importância dessa interação no âmbito de prestação de contas à sociedade.
Programação
Inscreva-se
VI Concurso de Vídeo 1 Minuto Contra a Corrupção
A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em conjunto com instituições parceiras, realiza o VI Concurso de Vídeo 1 Minuto Contra a Corrupção.
O objetivo é incentivar a produção de curtas-metragens de todos os
gêneros (ficção, clipe, publicidade ou documentário), com narrativas que promovam a conscientização para a prevenção e o combate à corrupção. O concurso é nacional, aberto a todas as Unidades da Federação.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 31 de outubro de 2022
a 25 de novembro de 2022. Cada participante pode inscrever até dois
vídeos.
Vencedores
Corrupção no cotidiano
Jean Philipe Aood Gonçalves da Silva – Pará
Portas fechadas para a corrupção
Moisés Rodrigues Cavalcanti – Pernambuco
A bola do jogo
Samuel Carvalho do Nascimento – Paraíba
Menção Honrosa
Quanto vale a sua consciência?
Danilo Franklin Vieira Bandeira – Paraíba
Corrupção e efeito dominó
João Gabriel dos Santos Braga – Pará
Pesquisa de Percepção sobre Integridade Pública está ativa até 07 de novembro
A Controladoria-Geral da União (CGU) está promovendo a 2ª edição da Pesquisa de Percepção sobre Integridade Pública para todos os órgãos e entidades do Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo Federal (SIPEF).
Objetivo da pesquisa: coleta de dados acerca da percepção dos servidores sobre o programa de integridade e outras atividades relacionadas à integridade pública no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal (em nosso caso, a UFRJ). Os resultados contribuirão para a avaliação e o monitoramento dos programas de integridade pública das entidades da administração pública federal.
Docentes e técnicos da Universidade devem responder o questionário até 7 de novembro.
Link do questionário de pesquisa: https://forms.office.com/r/SMukcVCWpC
Não deixe de responder!
O questionário contém 13 perguntas objetivas, sua participação leva menos de dois minutos e é muito importante para aperfeiçoar nossas ações de integridade.
Relatório final da pesquisa de percepção da integridade pública. UFRJ
fica na 13ª posição geral e em 2º lugar entre as universidades. Acesse aqui o relatório final
#IntegridadeSomosTodosNós
Comunicação da UFRJ sofre restrições durante período de defeso eleitoral
Desde de 2 de julho de 2022, quando iniciou o período de defeso eleitoral no Brasil, os meios de comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), assim como de todas as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do país, precisaram seguir diretrizes de divulgação limitadas pela Legislação Eleitoral vigente e orientações da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. A medida terá efeito até 2 de outubro, podendo o prazo ser estendido até o dia 30 de outubro em caso de segundo turno.
A Superintendência Geral de Comunicação Social (SGCOM) da UFRJ orienta, neste período, que a divulgação institucional seja restrita à veiculação de conteúdos noticiosos nos canais de comunicação digitais ou impressos, observados os limites da informação jornalística, com vistas a dar conhecimento ao público das ações da Universidade, sem menção a circunstâncias eleitorais e nomes de agentes públicos que sejam candidatos a cargo político nas eleições.
Para maiores informações acessem a página criada pela SGCOM destinada a orientações acerca da comunicação difundida durante o período de defeso eleitoral no ano de 2022.
PNPC – 2ª Etapa do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção – Gestão da Ética e da Integridade – 15/06/22
No próximo dia 15 de junho, a partir das 10h, horário de Brasília, o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) realiza o segundo evento de capacitação do ano, com transmissão ao vivo pelo canal do TCU no Youtube. A gestão da ética e da integridade será o tema das palestras, que têm como objetivo levar ao conhecimento dos participantes a importância da ética nas organizações, da criação de uma cultura de integridade, de um código e comissão de ética, de estruturas de controle como ouvidoria e corregedoria e diversos assuntos relacionados às práticas dos componentes dos mecanismos da prevenção.
Inscrição: https://contas.tcu.gov.br/ords/f?p=ISCNET2_PAR:106:::NO:106:P106_COD:205011
Link para acompanhar a transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=wNzF0L7nQDU&ab_channel=TribunaldeContasdaUni%C3%A3o
UFRJ participa do evento em que a OCDE apresenta relatório sobre avaliação dos riscos para a integridade no Brasil
Evento marca a entrega do segundo relatório dos projetos da CGU em cooperação com a organização
A Controladoria-Geral da União (CGU) coordenou, nesta terça-feira (10/5), o evento de lançamento do relatório sobre a modernização da avaliação dos riscos para a integridade no Brasil, produzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O encontro foi realizado em Brasília, no auditório da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (CNA/SENAR). A presidente da UGI-UFRJ, Cláudia Cruz, participou da reunião.