Nota atualizada sobre incidente na Escola de Educação Física e Desportos (EEFD)

Conforme divulgado em nota pública, na última quarta-feira, 6/9, ocorreu um desabamento da marquise de uma área do curso de Dança, da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), onde estão localizadas quatro salas de aula (318 a 340). Imediatamente, o prefeito da Prefeitura Universitária (PU), Marcos Maldonado, e o diretor do Escritório Técnico da Universidade (ETU), Roberto Machado, foram ao local e adotaram todas as providências cabíveis para garantir a segurança do corpo social. A Reitoria foi informada em tempo real e todas as ações necessárias foram tomadas. As atividades no local seguem canceladas até a finalização do laudo técnico que está sendo executado pelo ETU.

No intuito de garantir a segurança do corpo social da unidade, todo o prédio da EEFD foi interditado. Emergencialmente, o local do incidente terá que ser escorado para o teto não se romper. O processo administrativo de escoramento se iniciou hoje, 8/9, com o acompanhamento da Prefeitura Universitária e do ETU, sob o número 23079.245870/2023-01.

O esforço para garantir a segurança e o andamento das atividades do concurso, agendado para 10/9, conforme divulgado em comunicado, foi realizado em conjunto com a Decania do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e a Direção da EEFD desde o início do incidente.

A Reitoria lamenta profundamente o ocorrido e fará de tudo para resolver os problemas estruturais que assolam a UFRJ. A diminuição do orçamento, ocorrido nos últimos anos, agravou ainda mais os problemas de infraestrutura da instituição.

A recomposição orçamentária para valores nominais de 2019, efetuada pelo atual Governo Federal, ajudou na realização de melhorias. Entretanto, o valor foi insuficiente para solucionar todos os nossos problemas de ordem estrutural. O déficit atual da UFRJ está estimado em R$ 120 milhões.

A nova gestão assumiu a Administração Central há dois meses e seguirá atuante em manter o nível de excelência no ensino, pesquisa, extensão e assistência à saúde.

Prestamos solidariedade a todo o corpo social da EEFD e ratificamos o compromisso em trabalhar na realização das melhorias estruturais que a nossa universidade merece.

8/9/2023