Adeus a Luiz Antonio Machado da Silva

Machado lecionou na UFRJ de 1986 a 2011 disciplinas de Teoria Social e Sociologia Urbana

Foi com pesar que a Reitoria e o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) recebeu a notícia do falecimento do professor Luiz Antonio Machado da Silva, aposentado do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia.

Docente de 1986 a 2011 da UFRJ, Machado lecionou disciplinas de Teoria Social e Sociologia Urbana. Era integrante do Núcleo de Estudos do Controle, Cidadania e Violência Urbana (Necvu) e do Laboratório de Etnografias Metropolitanas (LeMetro).

O professor fez graduação em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1964), especialização em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (Ufba, 1963), mestrado em Antropologia Social pelo Museu Nacional/ UFRJ (1971), doutorado em Sociologia pela Rutgers – The State University of New Jersey (1979). Chegou a realizar dois pós-doutorados no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2006-2007, bolsa do CNPq e 2011, bolsa do ICS/UL). Seu último livro (2008) é a coletânea Vida sob cerco – violência e rotina nas favelas do Rio de Janeiro (Faperj/Nova Fronteira) com resultados de pesquisa coletiva por ele coordenada.

Suas inúmeras gerações de colegas, ex-alunos e ex-orientandos desejam à família e aos amigos conforto neste momento difícil. A Reitoria e o Ifcs agradecem as contribuições feitas pelo professor Luiz Antonio Machado da Silva, cuja pesquisa foi reconhecida pelo Prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica Antônio Flávio Pierucci em Sociologia.

Reitoria da UFRJ e Direção do Ifcs