Direto da Reitoria

Orçamento 2021: reitora da UFRJ se reúne com MEC

Segundo LOA 2021, Universidade terá redução de R$ 65 milhões

Na terça-feira, 6/10, a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, esteve em Brasília, em reunião com o ministro da Educação, Milton Ribeiro. A reunião teve por objetivo sensibilizar o MEC no que se refere ao orçamento da Universidade para 2021. O diretor do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Marcos Freire, também esteve presente.

Conforme revelou o CONEXÃO UFRJ – o site de notícias da UFRJ – a Universidade atravessa uma involução orçamentária desde 2016. No próximo ano, haverá nova queda, segundo a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021. Em 2020, a UFRJ teve o orçamento de R$ 374 milhões e agora serão aproximadamente R$ 309 milhões, uma supressão de R$ 65 milhões.

Segundo Denise, a reunião foi positiva:

“Fomos muito bem recebidos pelo ministro. Conversamos sobre a situação orçamentária e de pessoal, que muito nos aflige neste momento. Ele se mostrou sensível às questões da UFRJ e disposto a ajudar dentro das possibilidades”.

Em 12/8, em entrevista ao CONEXÃO UFRJ, Eduardo Raupp, pró-reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças da UFRJ, afirmou que serão necessários investimentos maiores na Universidade por causa da retomada do ensino presencial em 2021. “Há estimativas de que os gastos para a retomada, só em limpeza, podem ser 30 a 50% maiores. (…) Nosso orçamento, que antes só cobria dez meses do ano, agora não chegará à metade. Teremos que fazer cortes drásticos, suspender atividades, justamente no momento em que a sociedade mais precisa dos nossos serviços”.