Direto da Reitoria

Reitoria da UFRJ presta homenagem a servidores públicos

O Dia do Servidor Público é celebrado nesta quarta-feira, 28/10

A reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, e o vice-reitor, Carlos Frederico Leão Rocha, emitiram mensagem nesta quarta-feira, 28/10, na ocasião do Dia do Servidor Público. “O reconhecimento e a valorização do servidor público são cada vez mais importantes porque garantem a sustentação de uma sociedade democrática e justa”, destacam.

Leia a mensagem na íntegra:

Os servidores públicos são profissionais altamente qualificados que se prepararam durante a sua formação para servir ao público. Assumimos nossos cargos após aprovação em concursos, amplamente elaborados, e permanecemos em contínua qualificação profissional ao longo da carreira. A dedicação profissional é a nossa marca, embora nosso importante papel para a nação venha sendo questionado. Ao contrário, o reconhecimento e a valorização do servidor público são cada vez mais importantes porque garantem a sustentação de uma sociedade democrática e justa.

O dia 28 de outubro foi escolhido para a celebração a partir da publicação do decreto-lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, que estabelecia direitos e deveres daqueles que atuavam diretamente nos serviços públicos. Em 17 de junho é comemorado o Dia do Funcionário Público Aposentado, que também merece nosso destaque hoje, pela atuação a serviço do público durante toda a sua vida mais produtiva.

Na nossa universidade, garantimos que as atividades de ensino, pesquisa e extensão sejam indissociáveis e de excelência, reflexo da dedicação inconteste de nossos servidores e servidoras, que permanecem em formação continuada nas diferentes áreas do conhecimento. Em tempos inéditos de pandemia pela COVID-19, nos adaptamos rapidamente ao trabalho no ambiente remoto, quando possível, para minimizar as perdas para a população. A sociedade brasileira reconhece o trabalho dos servidores públicos neste momento difícil para a humanidade e consegue perceber, agora ainda mais, a importância dos serviços públicos. Uma homenagem especial aos profissionais que estão atuando na linha de frente, no enfrentamento desta crise sanitária de enormes proporções.

Defendemos a estabilidade do servidor público e os planos de carreira justamente porque essas características são as únicas garantias de que a população tenha a chance de ser bem atendida nas suas diferentes demandas. Toda sociedade avançada deve evitar interferências não previstas em lei em políticas públicas bem-sucedidas, o que pode, porventura, ser deletério para a própria população no curto ou médio prazos. Nessas premissas se baseiam os servidores públicos, porque devem atuar em defesa do público e para fortalecer o interesse público. A missão precípua desses profissionais, que atuam com estabilidade nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, é servir.

Parabéns pelo nosso dia, que certamente será marcado pela defesa dos servidores públicos e das suas carreiras de estado – o que garantirá, em longo prazo, o bem-estar social, tão fundamental para o nosso povo.