Nota de Pesar

Adeus a Luiz Senise

Pianista era reconhecido concertista e camerista, com apresentações em importantes salas de concerto no Brasil e no exterior.

A Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro lamenta com pesar a morte, no dia 11/11, do pianista Luiz Henrique Senise. Com 73 anos, ele foi mais uma vítima da COVID-19. Senise era professor de piano do Departamento de Teclado da Escola de Música da UFRJ desde 1994, sendo responsável pela formação de numerosos musicistas.

O pianista nascido em Araraquara, São Paulo, iniciou os estudos no Rio de Janeiro, onde foi discípulo de Elzira Amábile. Formou-se mestre em Música pela Universidade Musical Internacional de Paris e pela Escola de Música da UFRJ. Aperfeiçoou-se com Jacques Klein, Arnaldo Estrella e Magda Tagliaferro. Na Áustria, estudou sob a orientação de Bruno Seidlhofer, mas esteve também na Suíça, com Nikita Magaloff, e na França com, Jan Ekier, Pierre Sancan e Eliane Richepin.

Com técnica impecável e todas as qualidades de um esplêndido musicista, pedagogo e artista, dedicou a vida aos alunos e redimensionou o ensino do piano na UFRJ. Senise também era reconhecido concertista e camerista, apresentando-se em importantes salas de concerto no Brasil e no exterior.

Por oito anos foi curador musical do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, coordenando o projeto Música no Fórum. Em sua carreira docente, também realizou destacado trabalho de formação na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, na Universidade Estácio de Sá e no Conservatório Brasileiro de Música.