Nota de Pesar

Adeus a Fabio Cuiabano Barbosa

Dermatologista colaborou no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

Foi com tristeza que a Reitoria da UFRJ recebeu a notícia do falecimento de Fábio Cuiabano Barbosa, ocorrido no dia 8/2, em decorrência de complicações da COVID-19. Dermatologista renomado, Fábio já colaborou com o Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ).

Na UFRJ, cooperou na área de Dermatologia Cosmiátrica, área importante para os pós-graduandos. Além disso, foi o organizador da maior parte dos workshops práticos de procedimentos cosméticos que o Serviço de Dermatologia realizava, aos sábados, antes da pandemia.

Fábio foi também orientador de estudantes, abrindo oportunidades dentro e fora do HUCFF, inclusive incentivando e conseguindo para eles estágios no exterior através da sua rede de contatos internacionais.

“Deixa enorme saudade e um grande vazio, em especial na Dermato/UFRJ. O que nos conforta, a sua família, amigos, alunos e pacientes, é ter podido ter tão maravilhoso amigo, conselheiro, médico, confidente, professor, que será perpetuado, pelo amor que deu a todos. Ensinamentos que ministrou e cuidados com seus pacientes. Fabinho, jamais o esqueceremos”, afirmou Marcia Ramos-e-Silva, chefe do Serviço de Dermatologia do HUCFF/UFRJ.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) também lamentou o falecimento do médico. Com passagem pelo Hospital Mount Sinai, de Nova York, ele tinha “reconhecimento nacional e internacional pelo trabalho realizado na especialidade, deixou muitos alunos e admiradores”.

A Reitoria da UFRJ lamenta profundamente a morte de Fábio e presta condolências à família, amigos e comunidade acadêmica. Transmitimos força neste momento de profundo pesar.

17/2/2021